Rede Municipal de Ensino de Sinimbu inicia Ano Letivo de 2026 com ampla programação formativa aos profissionais da Educação


Publicado 30/01/2026 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag
Rede Municipal de Ensino de Sinimbu inicia Ano Letivo de 2026 com ampla programação formativa aos profissionais da Educação


O ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino de Sinimbu começa com um forte investimento em formação, planejamento e cuidado com quem faz a educação acontecer todos os dias. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) promove, entre os dias 02 e 10 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, uma intensa programação formativa que reúne profissionais da Educação Infantil (EMEI) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), reafirmando o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, humanizada e inovadora.

Com a temática “Escolha florescer & fortalecer”, a formação integra o planejamento pedagógico para o início do ano letivo e tem como objetivo alinhar diretrizes, atualizar conhecimentos e fortalecer as práticas educacionais, valorizando cada profissional da rede.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, a formação continuada é um dos pilares para o fortalecimento da educação pública. “Esse é um momento essencial para alinhar objetivos, refletir sobre as práticas e valorizar nossos profissionais. Estamos preparando nossas equipes com muito cuidado para receber os estudantes com um ensino cada vez mais eficiente, acolhedor e comprometido com o desenvolvimento integral”, destaca.

A programação inicia na segunda-feira, dia 02, com um momento especial de acolhimento às serventes das escolas, organizado pela secretária Anita, juntamente com a nutricionista Juliana Stona e a psicóloga Débora German dos Santos. No turno da manhã, o encontro será marcado por dinâmicas motivacionais; à tarde, as profissionais participarão de formação sobre boas práticas de manipulação de alimentos e orientações referentes ao mapa da alimentação escolar, reforçando o cuidado com a saúde e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes na Escola.

Na quarta-feira, dia 04, pela manhã, a SMECT promove uma reunião com as equipes diretivas das escolas de Ensino Fundamental Completo, com foco na construção conjunta do Calendário Escolar, quadro funcional, alinhamentos pedagógicos e organização das ações estratégicas para o ano letivo de 2026.

Ainda no dia 04, no turno da tarde, Sinimbu recebe integrantes do Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Vale do Rio Pardo, que se reúnem com professores da Educação Infantil, Anos Iniciais que atendem alunos autistas, equipe pedagógica, professores de AEE, psicopedagoga, psicóloga e monitores. A psicóloga Maureléi Juliana de Lima e a fonoaudióloga Suélin Rodrigues conduzirão a formação com o tema “Transtorno do Espectro Autista na prática escolar – do manejo ao diálogo”, fortalecendo as ações de inclusão e o atendimento qualificado aos estudantes com TEA.

O CRR atua de forma articulada com as redes locais, promovendo o cuidado compartilhado e a qualificação das equipes do território, a partir de Práticas Baseadas em Evidências (PBE), integrando educação, saúde e assistência social.

Com a adesão de Sinimbu ao Programa Cidade Empreendedora – Retomada, do Sebrae, a Educação Empreendedora passa a ocupar lugar de destaque na rede municipal. Nesse contexto, no dia 06 de fevereiro, a educadora Bruna Mendel estará no município abordando o tema “Gestão inovadora na Educação”. Pela manhã, a formação será destinada aos profissionais das EMEFs Nossa Senhora da Glória e Carlos Boettcher Filho; à tarde, às equipes da EMEI e das EMEFs Nossa Senhora de Fátima, Guararapes, Ipiranga, Padre José de Anchieta e Adolfo Boettcher.

Já nos dias 09 e 10 de fevereiro, professores e assessoria dos Anos Finais participam da capacitação para execução do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae. A formação contempla referenciais metodológicos, protagonismo estudantil, desenvolvimento de competências, relação com a BNCC, planejamento pedagógico e aplicação prática do programa nas escolas, fortalecendo o vínculo entre educação, comunidade e desenvolvimento local.

As equipes diretivas também iniciam uma formação continuada em Gestão Escolar, via Sebrae que se estenderá ao longo do primeiro semestre, com encontros presenciais e online, conduzidos por profissionais renomados na área, fortalecendo a liderança, a inovação e a qualidade da gestão educacional.

Também ainda em 2025, a equipe da SMECT  e os diretores das Escolas inscreveram-se no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares -  PRODITEC,  jornada dedicada ao fortalecimento da gestão escolar democrática, colaborativa e transformadora, ofertado pelo Ministério da Educação, sendo que a aula magna está agendada para o dia 03 de fevereiro e completarão mais de 200 horas de capacitação nos próximos meses do ano.

Além das formações, a programação reserva espaços fundamentais para o planejamento anual, momento em que as equipes diretivas, professores e demais profissionais alinham metas, estratégias e ações pedagógicas para o ano letivo de 2026, na Escola.

De acordo com a SMECT, o atendimento aos bebês e às crianças da EMEI inicia no dia 09 de fevereiro, enquanto as aulas nas escolas de Ensino Fundamental começam em 18 de fevereiro. O período de 02 a 13 de fevereiro será destinado ao acolhimento de novas matrículas e rematrículas.

Com uma programação ampla, integrada e cuidadosamente planejada, Sinimbu reafirma que educar é um compromisso coletivo, que se constrói a partir do fortalecimento de quem ensina, acolhe e transforma realidades todos os dias. A primeira quinzena de fevereiro será marcada por uma intensa organização das escolas para a acolhida dos estudantes, aliada a um trabalho permanente da Secretaria Municipal de Educação para garantir o fechamento dos quadros funcionais. Mesmo diante de exonerações a pedido, as substituições vêm sendo realizadas de forma ágil e responsável, dentro dos prazos legais, assegurando o início do ano letivo e a continuidade do trabalho pedagógico, frisa a secretária Anita.