Sinimbu inicia elaboração de projeto para implantação de Agroindústria Coletiva


Publicado 04/12/2025 00:00
Atualizado 04/12/2025 16:28
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

A Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Sinimbu iniciou nesta semana os primeiros passos para a criação de um novo projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar no município. Na tarde desta quinta-feira, o vice-prefeito e secretário da pasta, Vanderlei Frederich, esteve em vistoria à Incubadora Municipal, acompanhado do chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Sinimbu, Luís Fernando Marion, do engenheiro Giovane Zanetti, da chefe do Departamento de Meio Ambiente, Fabiani Knod, e do técnico agrícola Erani Schultz.

O prédio, severamente danificado pela enchente de 2024, ainda não apresenta condições de uso. A visita técnica teve como objetivo avaliar a situação estrutural do espaço e iniciar os encaminhamentos para a elaboração de um novo projeto.

De acordo com Vanderlei, a proposta é transformar o local em uma agroindústria coletiva, com suporte e orientação técnica da Secretaria de Agricultura e da Emater. “O projeto tem um papel estratégico para Sinimbu. Queremos fomentar ainda mais a produção de alimentos da agricultura familiar, ampliando oportunidades e agregando renda às propriedades rurais. Uma agroindústria coletiva abre portas para que nossos produtores qualifiquem e diversifiquem sua produção, fortalecendo toda a cadeia local”, destacou o vice-prefeito.

A iniciativa também já foi pauta de reunião com o prefeito Wilson Molz, que reforçou total apoio ao projeto. O prefeito ressaltou a importância de ações que impulsionem o setor agrícola, especialmente após os desafios enfrentados pelo município ao longo de 2024.

O próximo passo será a elaboração do projeto técnico da agroindústria pelo setor de engenharia do município. Com isso, a Administração avança para transformar o espaço da antiga Incubadora em um equipamento público moderno, funcional e voltado ao desenvolvimento da agricultura familiar em Sinimbu.