Juntos contra a dengue na EMEF Nossa Senhora de Fátima

Publicado 29/04/2024 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Durante o mês de abril, a EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, recebeu a visita dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Sinimbu, o agente de endemias Bruno Pozzer e a enfermeira Kellyn Nunes, com o propósito de conversar sobre Dengue.

Os estudantes da Pré-escola ao Ensino Fundamental ouviram atentamente as diversas informações relacionadas ao tema da dengue, considerando o aumento de casos em toda a região dos Vales, inclusive no município.

Cabe destacar que os profissionais da saúde distribuíram um informativo produzido pela equipe da Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social, abordando “DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA: três doenças e um só mosquito”. Os técnicos no assunto alertaram quanto aos sintomas dessas doenças:

- Dengue - febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa;

- Chikungunya - febre alta e dor intensa nas articulações;

- Zika - febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo com coceira e inchaço nas articulações.

Se apresentar esses sintomas é necessário ir até uma unidade de saúde.

“Estar bem informado vale muito a pena, pois sabemos que com pequenos cuidados na nossa casa, na comunidade e na escola podemos prevenir a dengue. Então não deixe água parada em vasos, potes, pneus, flores como bromélia, etc. Porque ali a fêmea do Aedes aegypti deposita seus ovos originando criadouros do mosquito”, adverte o estudante João Paulo Reis Backes, concluinte do Ensino Fundamental.

Ao término da palestra, formamos um pacto na turma, que cada aluno seja um multiplicador de informações e assim juntos somos capazes de combater a dengue, relata o estudante, João Paulo.

Texto elaborado pelo aluno João Paulo Reis Backes - 9°ano da EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio