Mutirão contra a Dengue no Centro acontece amanhã


Publicado 25/05/2023 15:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag
Divulgação


Reagendado devido a instabilidade do clima, o mutirão da Secretaria de Saúde de Sinimbu contra a dengue no Centro do Município acontece amanhã, dia 26. Durante a atividade, agentes de saúde estarão visitando as residências para verificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, bem como repassar orientações e esclarecer dúvidas da comunidade.

O alerta contra a Dengue em Sinimbu continua. Na tarde de hoje, dia 25, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, através do setor de Vigilância Epidemiológico, divulgou novamente o Boletim Informativo da doença com os dados atualizados em Sinimbu. No total, são 24 casos confirmados.

Além do mutirão, palestras e atividades de orientação junto às escolas já foram realizadas como forma de alertar a comunidade e multiplicar a informação de que todos precisam fazer a sua parte para combater o mosquito Aedes Aegypti. A Dengue é uma doença febril, cujo vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38°C); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

Normalmente, a primeira manifestação da doença é a febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Em casos de suspeitos, é necessário que o paciente consulte o médico para fazer os exames necessários, diagnóstico e tratamento oportuno.

A recomendação da Secretaria de Saúde é para que a população use repelente para evitar a contaminação. Outra recomendação fundamental é evitar deixar água parada. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por isso é fundamental verificar potes, plantas, recipientes e todos os locais eu podem acumular água diariamente, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.