Assessoria pedagógica reúne-se com as Cooperativas Escolares na rede municipal de ensino de Sinimbu

Publicado 31/03/2023 00:00

Na última quarta-feira, dia 29, as Cooperativas Escolares Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, e Gotinha D’Água, da EMEF Carlos Boettcher Filho receberam a visita da Assessoria Pedagógica da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, mantenedora desse programa junto as escolas do município. Tal programa tem como propósito ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do Cooperativismo. Oportunidades estas voltadas para o desenvolvimento de quatro dimensões: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

Do encontro participaram a coordenadora de Programas Sociais da Sicredi/VRP - Glaucia Cabral Moraes; assessores pedagógicos William Polknow e Nêmora Francine Backes; coordenadora local Fátima Wink Bohnen; e as equipes diretivas das escolas, sendo da EMEF Carlos Boettcher Filho, o diretor Elisandro Saldanha Jochims, assessor pedagógico e professor orientador Daniel Meurer; e da EMEF Guararapes a diretora Cláudia Borttoli, vice Lilian Kanitz e professora orientadora Franciele Pamela Henn.

Ainda durante a reunião, foi realizado o alinhamento geral da programação anual das cooperativas escolares, para que os encontros semanais entre cooperados e professor orientador sejam eficazes e que contemplem, na prática a vivência dos princípios desse Programa. As equipes diretivas das Escolas foram ouvidas sobre o andamento das Cooperativas, relevância desse trabalho, bem como o importante engajamento por parte da Escola, a fim de dar continuidade às Cooperativas Escolares neste ano.

O diretor Elisandro evidenciou a procura por parte de muitos estudantes para integrarem-se à Cooperativa Gotinha D’Água nesse início de ano letivo. “Esse movimento estudantil demonstra o interesse, a disposição em querer fazer parte e essa aceitação faz com que a Cooperativa se fortaleça e evolua a cada ano”, disse. Já a diretora Cláudia falou da cooperativa Brotando da Terra, a pioneira no Vale do Rio Pardo, com bastante entusiasmo, elevou todas as oportunidades que a Cooperativa dispõe aos seus associados.