Dados das Vacinas


Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social

A vacinação contra a Covid-19 se apresenta como a melhor opção para proteger as pessoas e para, com o tempo, suspender restrições impostas à sociedade. Conheça as vacinas aprovadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - que estão sendo aplicadas em Sinimbu:

 

- CoronaVac

Segurança: Até o momento, não foi identificada nenhuma preocupação em relação à segurança após a vacinação com a vacina adsorvida COVID-19 (inativada).

Eficácia: É uma vacina contendo antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2. Os estudos de soroconversão da vacina adsorvida covid-19 (Inativada), demonstraram resultados superiores a 97% em participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 28 dias.

Potenciais Riscos: Como todos os medicamentos, essa vacina pode causar efeitos colaterais, apesar de nem todas as pessoas os apresentarem, como dor no local da injeção, inchaço no local da injeção, vermelhidão no local da injeção, caroço duro no local da injeção, coceira no local da injeção, mancha roxa no local da injeção, infecção no local da entrada da agulha na pele, dor de cabeça, dor nos músculos, diarreia, náusea (enjoo), cansaço. Existe um risco teórico de que pessoas vacinadas poderiam ter uma infecção mais grave, mas até o momento, não há nenhum relato que isso tenha acontecido com o vírus que causa COVID-19. Esta vacina foi testada antes em animais e estes não tiveram esta infecção mais grave. 

Benefícios: Estimula as defesas naturais do corpo (sistema imune). Isso faz com que o corpo produza sua própria proteção (anticorpos) contra o vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2, com isso imuniza e previne casos sintomáticos de COVID19 evitando a necessidade assistência ambulatorial ou hospitalar e até mesmo casos de óbito pela doença, em indivíduos com 18 anos ou mais.

 

- Astrazeneca/Oxford

Segurança: A OMS e o Ministério da Saúde consideram, baseados em estudos científicos, que os benefícios da vacina AstraZeneca superam seus riscos e recomenda a vacinação.

Eficácia: A vacina covid-19 (recombinante) desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz é uma vacina contendo dose de 0,5 mL contém 10 × 1010 partículas virais (pv) do vetor adenovírus recombinante. Os estudos de soroconversão da vacina covid-19 (recombinante) demonstraram resultados 99% de eficácia em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas.

Potenciais Riscos: Como todos os medicamentos, essa vacina pode causar efeitos colaterais, apesar de nem todas as pessoas os apresentarem. Em estudos clínicos com a vacina, a maioria dos efeitos colaterais foi de natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias, com alguns ainda presentes uma semana após a vacinação. Os efeitos colaterais que ocorreram durante os estudos clínicos com a vacina covid-19 (recombinante) foram: Sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematoma (manchas roxas) onde a injeção é administrada, Sensação de indisposição de forma geral, Sensação de cansaço (fadiga), Calafrio ou sensação febril, Dor de cabeça, Enjoos (náusea), Dor nas articulação ou dor muscular, Um caroço no local da injeção, Sintomas semelhantes aos de um resfriado. Houveram relatos raros de distúrbios raros de coagulação sanguínea em pessoas que receberam a vacina.

Benefícios: A vacina covid-19 (recombinante) estimula as defesas naturais do corpo (sistema imune). Isso faz com que o corpo produza sua própria proteção (anticorpos) contra o vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2, evitando a necessidade assistência ambulatorial ou hospitalar e até mesmo casos de óbito pela doença, em indivíduos com 18 anos ou mais.

 

- Pfizer

Segurança: Pesquisas indicam a eficácia e segurança aceitáveis a esta vacina.

Eficácia: A eficácia vacinal geral foi de 95% nas diferentes faixas etárias, em esquema de duas doses, com intervalo de 12 semanas.

Potenciais Riscos: Como todas as vacinas, a vacina Pfizer pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas. Reações muito comuns foram dor e inchaço no local de injeção, cansaço, dor de cabeça, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, calafrios e febre, vermelhidão no local de injeção.

Benefícios: A vacina faz com que o sistema imune (as defesas naturais do organismo) produza anticorpos e células de defesa que atuam contra o vírus SARS-CoV-2, possibilitando assim a proteção contra a doença COVID-19, em indivíduos com 12 anos ou mais.

 

- Janssen

Segurança: Os estudos  não revelam riscos especiais para o ser humano, tornando a vacina segura. Quanto à segurança e à reatogenicidade vacinal a maioria dos eventos adversos foram leves a moderados e com resolução após 1–2 dias da vacinação. 

Eficácia: Em relação à capacidade da vacina em evitar hospitalizações, a eficácia estimada foi de 93,1%.

Potenciais Riscos: As reações adversas locais mais comuns relatadas foram dor no local da injeção, as reações adversas sistêmicas mais comuns foram cefaleia, fadiga, mialgia e náusea. Febre foi observada em 9% dos participantes. A maioria das reações adversas ocorreu em 1–2 dias após a vacinação e foram de gravidade leve a moderada e de curta duração (1–2 dias).

Benefícios: Imunização ativa para prevenir a COVID-19 causada pelo SARS-CoV-2 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais.

 

Referências:

BRASIL, Ministério da Saúde. PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. 9ª edição. Brasília/DF. Julho de 2021. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19/view

JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA. Bula da vacina. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/bulas-e-rotulos/bulas-uso-emergencial/vacinas/vacina-covid-19-janssen.pdf

BRASIL, Ministério da Saúde. Bula da vacina. INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS BIO-MANGUINHOS / FIOCRUZ. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/bula-da-vacina-covid-19-recombinante

BUTANTAN, Instituto. Sinovac Life Science. Bula da vacina. Disponível em https://vacinacovid.butantan.gov.br/

WYETH Indústria Farmacêutica Ltda. Pfizer Manufacturing Belgium NV. ComirnatyTM vacina covid-19. Bula da vacina. Disponível em https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Comirnaty_Paciente_13.pdf.