A rede municipal de ensino de Sinimbu encerrou, na manhã de ontem, 03 de dezembro, na Câmara de Vereadores, as Formações do Alfabetiza Tchê, iniciativa que ao longo do ano letivo fortaleceu o processo de formação entre professores das turmas de 1º e 2º ano e assessoria pedagógica das escolas.
Com foco na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas, o Programa contou com a dedicação da formadora municipal Diana Aline Dorfey, dos professores que atuam diretamente com as turmas de alfabetização e seus assessores pedagógicos das Escolas, apoiados pela articuladora municipal Renalfa Daiane Inês Rech, coordenadora municipal do Programa Alfabetiza Fátima W. Bohnen, coordenação pedagógica da SMECT, Anita W. Brandenburg e do Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Flávio Miguel Henn.
Ao longo do último semestre, os participantes do Alfabetiza estiveram envolvidos em formações presenciais mensais, além de atividades assíncronas e desenvolveram um trabalho comprometido e sensível às necessidades dos estudantes, contribuindo significativamente para o avanço nas habilidades de leitura e escrita.
A equipe pedagógica da Secretaria de Educação destaca o papel fundamental da formadora municipal, e das articuladoras do programa que ofereceram suporte contínuo aos docentes, coordenando formações, acompanhamentos e orientações que enriqueceram ainda mais as práticas em sala de aula.
A manhã de encerramento da etapa formativa 2025 foi marcada por diversos momentos, entre os quais o acolhimento num espaço ornamentado e preparado a partir da temática do Natal com entrega de mensagens recebidas do anjo educador ao revelar seu valor “alfabetizar é ser um pouco anjo, é tocar o invisível, abrir caminhos de luz e revelar asas que a crianças nem sabia que tinha.”
A retomada objetiva das abordagens trabalhadas em cada encontro pautou a manhã, com foco na avaliação, escrita, leitura e gêneros textuais, visando consolidar os enfoques didático-pedagógicos da capacitação realizada.
A formadora Diana também conduziu a apresentação sobre alfabetização, a partir do currículo, como processo que promove a equidade e a valorização cultural, reconhecendo-a como instrumento para o fortalecimento das identidades negras e indígenas, em consonância com as leis no 10639/2003 e 11645/2008.
Após o intervalo, Diana convidou todos os participantes a uma leitura deleite, “Um Papai Noel e uma dúzia de cores”, autoria de Alessandra Franzen Klein, e contou com a colaboração de doze professores que vestiram gorros de diferentes cores, conforme a narrativa do enredo da história, tornando este momento especial e envolvente, elevando o poder incrível da leitura e tudo o que ela traz de belo e emocionante, ao despertar emoções positivas, criar um clima agradável e transformar a ocasião em uma experiência prazerosa. Ao final a professora Maria Henn e a assessora pedagógica Débora Feustler foram as felizardas em serem as sorteadas e receberem um kit de gorros coloridos como recurso usado na contação da história natalina. Porém, também foi ofertado a todos os professores um arquivo com diversas sugestões de atividades organizadas a partir da obra literária e planejada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
O dirigente municipal Flávio Miguel Henn, marcou presença no encontro e reforçou seus agradecimentos a todos os envolvidos, ressaltando as importantes conquistas na alfabetização das crianças que só acontecem graças ao empenho, ao carinho e ao profissionalismo de cada educador. “Um trabalho exigente e permanente, porém, altamente gratificante. É uma função que deve ser reconhecida e valorizada, sobretudo quando, ao encerrarmos o ano letivo, observamos tantas crianças alcançando a conquista da leitura e da escrita.”
Durante a programação conclusiva do Programa teve ainda a partilha de práticas pedagógicas de duas professoras que em outra oportunidade inscreveram seus projetos nas atividades do Programa a nível regional. A professora Carine H. Hirsch, alfabetizadora na EMEF Nossa Senhora da Glória dividiu as ideias desenvolvidas com seus estudantes a partir do Projeto intitulado “Ler para Ver, Leitura em Foco”, evidenciando o bonito processo de transformação das crianças em leitoras, um caminho que se revelou ao longo de todo o ano. E a professora Maria Henn, da EMEF Adolfo Boettcher trouxe o Projeto “Almanaque”, materializado a compilação dos registros das crianças, revelando suas descobertas, vivências e aprendizagens.
Para finalizar o Encontro, todos foram surpreendidos com a visita do Noel que tornou o desfecho da manhã alegre e agradável. A sua presença no encerramento dos alfabetizadores trouxe uma magia especial a esse momento tão simbólico de fechamento do ano letivo. Em meio a abraços e mensagens afetuosas, Noel fez o espírito natalino ser presença com sentido e gratidão. Foi também uma oportunidade de reconhecer carinhosamente todo o empenho, a dedicação e o compromisso dos professores, assessores pedagógicos e da formadora, que, com esforço incansável, conduziram o ano com excelência e qualidade, garantindo que cada criança encerre sua jornada de aprendizado da melhor forma possível, ressalta a equipe pedagógica da Secretaria de Educação.