Potencializada pelo Programa Cooperativas Escolares a Sede Sicredi Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul reuniu representantes das 34 cooperativas escolares existentes em nove municípios da região, durante a última terça-feira, dia 02 de dezembro. De Sinimbu, a Cooperativa Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, Gotinha D’Água, da EMEF Carlos Boettcher Filho e a Green Kops, da EEEMTI Frederico Kops, com seus professores orientadores participaram da programação.
“Cada página que preenchemos juntos em 2025 tem o cheiro bom de parceria verdadeira, dessas que acolhem, escutam e dão sentido ao trabalho.” Neste intuito, a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Gláucia Cabral Moraes realizou a abertura das atividades do dia, na presença de diversos gerentes das agências e do presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, que agradeceu o empenho de todos, salientou a grandeza do trabalho realizado nas Cooperativas, e o quanto isso representa na vida dos estudantes associados.
No decorrer da manhã também foram apresentadas pelos professores orientadores suas experiências junto as Cooperativas Escolares. O professor orientador Rafael Schultz falou sobre a visita a Sunchales, missão executada com propósito inspirador, ocorrida em outubro deste ano.
Outra Cooperativa que se destacou durante a apresentação de sua experiência exitosa foi a Cooperativa Feito a Mãos, de Passo do Sobrado que mantem o teatro como objeto de aprendizagem, a qual entregou a peça teatral “Unidos pela força – o legado do Cooperativismo.”
Ainda foram exibidos pela equipe de assessoria pedagógica do Programa dados sobre o primeiro ano do EloCoop, um ecossistema de parcerias do Programa Cooperativas Escolares. Glaucia explanou que o EloCoop - formado por uma rede de 14 integrantes - conecta escolas, empresas e organizações em um ecossistema de aprendizagem viva. "Cada parceria é um elo que amplia a visão, desenvolve conhecimentos e fortalece o compromisso com a educação cooperativa. A iniciativa vem para somar na transformação de realidades", destaca ela.
Já na parte da tarde os participantes da jornada foram surpreendidos por um Papo Show com Leo e Iara, os quais alternaram abordagens especiais sobre “O cérebro dirigido” e lindas canções. Também aconteceu um momento de escuta das avaliações, referente ao Programa executado, evidenciando pontos relevantes do percurso. Ao final, os participantes puderam acompanhar a apresentação do calendário 2026, explicado mensalmente.
De Sinimbu, participaram do encerramento os professores orientadores Franciele Henn de Lima, a vice-diretora Lilian Martin, Rafael Schultz, Mariane Werner Panke e Fátima W. Bohnen, a qual integra a equipe de coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
“Ampliar as oportunidades de aprendizado, protagonismo e comunicação de crianças e adolescentes, por meio dos princípios e valores do cooperativismo é o principal objetivo do Programa Cooperativas Escolares, e ano após ano tal pressuposto deve ser prioridade a fim da Cooperativa executar sua função junto à Escola e comunidade local”, enfatiza a coordenadora da SMECT.
O mês de dezembro marca também a finalização das atividades nas cooperativas escolares com a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs). A Cooperativa Brotando da Terra fará a sua assembleia dia 05. Já a Cooperativa Gotinha D Água tem agendada para a tarde do dia 09 de dezembro.