Programa de Educação Financeira é avaliado pelas Escolas Municipais


Publicado 26/11/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Sinimbu aderiram ao Programa de Educação Financeira no início deste ano letivo, cujo propósito foi desenvolvido no decorrer do ano letivo e agora passa por etapa avaliativa, a fim de acolher as realizações e desafios da iniciativa, desenvolvida e ofertada em parceria entre a Secretaria de Educação e Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo.

A principal finalidade da Jornada nas Escolas é instigar os professores e estudantes a fazerem escolhas conscientes sobre Educação Financeira e sustentabilidade. A abordagem é transversal, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abrange professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a metodologia baseada no contexto e realidade de cada comunidade escolar.

Durante o dia de ontem, a analista de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi VRP, Daniela Ruppenthal Moura, responsável pela Jornada e a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, representada pela professora Fátima Wink Bohnen iniciaram a visitação às escolas na intenção de ouvir dos gestores escolares, quais as maiores adversidades de território diante das peculiaridades de cada turma escolar, na ênfase dessa temática que perpassa de forma ampla e integrada todas as áreas do conhecimento.

Também se obteve uma devolutiva por parte das equipes gestoras visitadas quanto à mudança de atitude dos estudantes frente a questões relacionadas ao financeiro, situações de aprendizagem desencadeadas a partir desse tema, bem como a realização da Mostra de Trabalhos ocorrida em cada Escola.

Outro ponto a ser destacado foi a assessoria coletiva e individualizada destinada aos professores durante a Jornada, como incremento no planejamento pedagógico, no sentido de dar conta das habilidades essenciais do ano escolar, transformando a aprendizagem sobre finanças em uma experiência divertida e envolvente. ​

As EMEFs já visitadas foram a Nossa Senhora da Glória, na qual a vice-diretora Patrícia Willms fez a avaliação da Jornada, a Carlos Boettcher Filho, na qual o diretor Elisandro Saldanha Jochims e a assessora Pedagógica Susane E. Jaeger realizaram a avaliação, na Adolfo Boettcher, em que a diretora e professora Maria Henn fez uma fala sobre a sua participação na Jornada e na Padre José de Anchieta, onde também a diretora e professora Vânia S. Meyer recebeu a equipe e realizou uma breve retrospectiva da Jornada, na qual ela participa desde 2022. As demais escolas da rede serão avaliadas na próxima semana, encerrando assim esse processo avaliativo, quanto ao desempenho e impacto do Programa junto as escolas.

Programa de Educação Financeira é avaliado pelas Escolas Municipais


Programa de Educação Financeira é avaliado pelas Escolas Municipais


Programa de Educação Financeira é avaliado pelas Escolas Municipais


Programa de Educação Financeira é avaliado pelas Escolas Municipais