O Programa de Cooperativas Escolares, da Sicredi Vale do Rio Pardo, promoveu saída de campo a Sunchales, capital nacional do Cooperativismo na Argentina, assim como Nova Petrópolis no Brasil, de 06 a 09 de outubro, etapa conclusiva da formação pedagógica continuada, oferecida pela Sicredi VRP, direcionada a professores orientadores e coordenação/gestão escolar local, iniciada em 2024, a fim de congregar ainda mais sentido à capacitação qualificada dos educadores no Programa.
Durante esses dias, o grupo de professores dos municípios de Sinimbu, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Herveiras, Venâncio Aires e Vale Verde, com deslocamento e estadia custeada pela Sicredi VRP, visitaram cooperativas nas diversas escolas de ensino primário, secundário, técnico e de Educação Especial na Província de Santa Fé. “Esta viagem foi uma verdadeira imersão em um universo onde a cooperação pulsa em cada esquina, em cada sorriso e em cada projeto. Acredito que investir no conhecimento e na vivência dos princípios cooperativistas é o caminho para um futuro mais próspero e solidário”, enfatiza o professor Rafael Schultz, orientador da Cooperativa Escolar Gotinha d’ Água, da EMEF Carlos Boettcher Filho e também conselheiro administrativo da Sicredi VRP.
Rafael também destaca outros aspectos relevantes de Sunchales, “não apenas visitamos um lugar, mas vivenciamos uma cultura diferente da nossa. Ficamos encantados ao ver de perto o brilhante trabalho das cooperativas escolares, verdadeiros berços de futuros líderes e cidadãos conscientes. A força do cooperativismo presente desde a infância é uma semente que, sem dúvida, inspira e transforma.”
Como professor orientador de Cooperativa avalia a saída de campo como “uma ocasião de muito aprendizados e com a certeza de que somos, de fato, guardiões do cooperativismo. Nossa missão agora é ainda mais clara: levar essa chama adiante e semear os valores da cooperação, do respeito e da ajuda mútua em nossos alunos. Queremos que eles também se tornem agentes de mudança em suas comunidades.”
A professora orientadora da Cooperativa Green Kops da EEEMTI Frederico Kops, Mariane Panke, participante da saída destaca a experiência obtida durante esses dias de intenso envolvimento com o cooperativismo. “Momentos de muito convívio, partilhas e vivências, cheios de emoção para nós educadores, adentrar em tantas escolas, conferir a organização de suas Cooperativas, receber agrados, lembranças, enfim, viver intensamente o sentimento do quanto estavam preparados para receberem a nossa comitiva brasileira foi marcante e gratificante! Uma valiosa experiência em um lugar onde se respira o sentimento cooperativista!”
A professora Lilian Martin, da Cooperativa Brotando da Terra, da EMEF Guararapes também integrou o grupo, salienta positivamente a visita a locais de Sunchales que marcam a história do Cooperativismo, pois logo na entrada da cidade, no meio de uma avenida, cercada por praças, está uma de suas marcas, o Monumento Nacional ao Cooperativismo, erguido em 2006, o segundo no mundo – o primeiro está em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Com sete colunas, cada uma representando um dos Princípios do Cooperativismo, a obra também destaca sete valores para que os ideais cooperativistas sejam alcançados: paz, ajuda mútua, equidade, justiça, liberdade, solidariedade e responsabilidade.
Muito além de placas e monumentos, a 600 quilômetros de Buenos Aires, o município tem aproximadamente 30.000 habitantes, Sunchales tem ruas limpas e arborizadas, um único semáforo, e uma ampla praça central que ocupa quatro quadras, com muitas árvores, parques e até uma estátua da Mafalda, a mais famosa personagem do cartunista argentino Quino. Não fazem uso de transporte escolar, a maioria dos estudantes deslocam-se de bicicleta para irem à escola.
Sunchales possui em funcionamento dezoito escolas, são referência em cooperativas escolares e fica evidente a postura dinâmica e colaborativa dos estudantes, pois as mediações, as explanações durante as visitas foram realizadas pelos próprios estudantes em suas cooperativas, organizados coletivamente, com apresentações da criação/história, atividades exercidas e os produtos (objetos de aprendizagem) que são elaborados. “Elogiável a capacidade de comunicação e expressão praticada, inclusive com rádio escolar, mantida pela cooperativa, envolvendo estudantes de diferentes faixas etárias. Através de vivências e experiências práticas dos valores e princípios do cooperativismo, os estudantes participam da organização à administração constante da Cooperativa, bem semelhante ao formato em desenvolvimento aqui no Vale do Rio Pardo,” avalia a professora Fátima Wink Bohnen, que integra a equipe de coordenação pedagógica da SMECT e responsável pelo acompanhamento do Programa no município.
A analista de Programas Sociais da Sicredi VRP, Glaucia Cabral Moraes, organizadora da programação da visita às escolas em Sunchales, juntamente com a equipe de assessoria pedagógica e demais parceiros apoiadores do Programa, enaltece a oportunidade de aprendizado e inspiração oferecida aos participantes. “Uma imersão para conhecerem ainda mais da história do cooperativismo, mas também uma compreensão aprofundada dessa temática como potência de desenvolvimento do nosso Programa Cooperativas Escolares, com vistas na formação de estudantes pertencentes a um mundo mais justo, cooperativo/colaborativo e humano.”