Sinimbu mantém avanço e consolida qualidade da Educação no IMERS 2024


Publicado 07/10/2025 13:30
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag
Sinimbu mantém avanço e consolida qualidade da Educação no IMERS 2024


O município de Sinimbu obteve um desempenho positivo no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) 2024, reafirmando a qualidade do ensino e a consistência dos avanços obtidos nos últimos anos.

Criado pelo Governo do Estado, o IMERS é um indicador que mede o desempenho da Educação Municipal a partir de resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas etapas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além da taxa de aprovação escolar em todos os anos. O objetivo é oferecer um retrato fiel da aprendizagem e da gestão educacional nos municípios gaúchos.

De acordo com os dados divulgados, Sinimbu alcançou nota 66,85 no IMERS 2024, superando a média estadual de 63,55. O desempenho elevou o município à 208ª posição entre os 497 municípios do Estado, com um avanço de cinco posições em relação ao ano anterior.

Esse resultado é reflexo de um conjunto de ações integradas — do alinhamento entre as etapas educacionais (da Educação Infantil aos Anos Finais) à formação continuada de professores, passando pela adoção de metodologias mais efetivas na alfabetização e pelo trabalho articulado entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede.

O Secretário Municipal de Educação, Flávio Miguel Henn, destaca que o avanço é fruto do comprometimento coletivo, “o desempenho também reflete o engajamento da Coordenação Pedagógica, das equipes gestoras e dos professores, que têm se dedicado à melhoria das práticas pedagógicas. O avanço reafirma o compromisso de Sinimbu com uma educação pública de qualidade, pautada em políticas eficazes de formação docente, acompanhamento pedagógico e valorização do aprendizado das crianças”, ressalta.

Mais do que números, o desempenho no IMERS reforça a visão de uma gestão que utiliza as avaliações como instrumento pedagógico e não apenas como ferramenta de controle. Sinimbu tem se destacado por analisar os dados de forma crítica, identificando fragilidades e fortalecendo estratégias de ensino ao longo do ano.

Nesse sentido, desde 2023, o município realiza avaliações padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática em todas as turmas do 1º ao 9º ano, nos meses de março, julho e setembro, garantindo um acompanhamento contínuo do aprendizado. Avaliações que são disponibilizadas pelo CAEd - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, um centro de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Além disso, estão previstas para este ano as avaliações externas, aplicadas por profissionais externos às escolas. O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) — de nível federal — será realizado entre 20 e 31 de outubro, com alunos do 5º e 9º ano. Já o SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) — de nível estadual — ocorrerá entre 17 de novembro e 2 de dezembro, com turmas do 2º, 5º e 9º ano.

A Coordenação Pedagógica reforça a responsabilidade das famílias para que haja a participação de todos os estudantes nessas avaliações, “a presença de todos os alunos no dia da prova é de extrema importância. A participação influencia diretamente nos resultados da escola e do município, refletindo o verdadeiro panorama da nossa educação”, enfatiza a equipe pedagógica.

Com trabalho planejado, compromisso e foco na aprendizagem, Sinimbu segue consolidando uma trajetória de crescimento e qualidade na educação pública, demonstrando que políticas consistentes e colaboração entre todos os envolvidos fazem a diferença nos resultados.