Inspirada no tema da Bett Brasil 2025, “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”, a 3ª edição do Prêmio Educador Transformador acolheu inscrições, neste primeiro semestre do ano, convidando professores e gestores educacionais de todo o Brasil a refletir sobre a ideia em três categorias: inovação pedagógica e metodologias ativas (exclusiva para professores); gestão educacional transformadora (exclusiva para gestores); e inclusão e sustentabilidade na educação (aberta a professores e gestores).
Fruto da união do Prêmio Professor Transformador – realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil – com o Prêmio Educação Empreendedora – do Sebrae, o Prêmio Educador Transformador nasceu para reconhecer o talento, apoiar o desenvolvimento contínuo e impulsionar professores e gestores transformadores de escolas, redes e sistemas de ensino.
O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa que busca mobilizar e conectar professores e gestores para cocriar projetos inovadores, focando a superação dos desafios presentes e futuros da educação.
Simultaneamente, o prêmio oferece robusto apoio à formação continuada desses profissionais, por meio de jornadas de desenvolvimento que abordam temas contemporâneos e urgentes, visando o seu desenvolvimento integral e o fortalecimento de práticas inovadoras.
A Professora Carine Heming Hirsch, alfabetizadora junto a rede pública municipal de Sinimbu, atuante no 1º Ano do Ensino Fundamental, na EMEF Nossa Senhora da Glória, aceitou o desafio e tomou a iniciativa de acreditar no seu trabalho e inscrever seu projeto “LER PARA VER” para concorrer ao Prêmio.
Para sua surpresa, dias atrás viu sua inscrição selecionada na etapa de qualificação. Essa etapa, correspondente à pré-seleção e fase inicial do processo seletivo, ou seja, a proposta de projeto da professora está compreensível, viável e adequada para avançar para as próximas etapas.
Para a professora Carine, “participar da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador é um desafio, ao qual me propus, com uma proposta que já venho desenvolvendo junto a turma do 1º ano na EMEF Nossa Senhora da Glória.” A alfabetizadora, participante da formação do Programa Alfabetiza Tchê, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ainda conta que o “projeto surgiu após várias análises realizadas referente as avaliações externas (CAEd, SAERS, SAEB), ao constatar que as maiores dificuldades de estudantes são a leitura e compreensão, bem como estar alfabetizado e letrado na idade certa, formando leitores do mundo, capazes de ler e entender o mundo que os cerca.”
Carine segue agora como participante da Jornada Estadual de Desenvolvimento e integrará jornadas online estruturadas, com base na abordagem do Design Thinking. Ao final da Etapa Estadual, serão selecionados 81 (oitenta e um) projetos para a Etapa Nacional.
A professora deseja receber, através da jornada, o aporte para aprimorar a proposta, incrementar ideias e quem sabe ampliar a proposta inicial, lembrando sempre das 3 perguntas que mobilizaram a inscrição: Qual desafio você quer resolver? Por que é importante resolver este desafio? Qual é a sua ideia inicial?
A educadora também ressalta o êxito do Projeto em desenvolvimento, dado o apoio da família, e de toda a equipe da Escola e da Secretaria de Educação, como parte essencial no desenvolvimento desta proposta, a qual proporciona momentos de convívio e troca no ambiente escolar e, inclusive, no contexto familiar.