Alfabetiza Tchê promove Encontro com professores alfabetizadores da rede municipal


Publicado 11/09/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


Professores alfabetizadores e assessoria pedagógica reuniram-se na manhã de ontem, 10 de setembro, na Câmara de Vereadores de Sinimbu para o prosseguimento à formação do Programa Alfabetiza Tchê, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvida em regime de colaboração entre Estado e Municípios, com o objetivo de fortalecer as práticas de alfabetização e garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano.  

A formação continuada do Programa está organizada em formato de cascateamento, passando de formadores estaduais para regionais, depois municipais, e, por fim, aos professores e assessoria. Em Sinimbu a professora Diana Aline Dorfey é a formadora municipal, apoiada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Sinimbu, a articuladora municipal RENALFA, Daiane Inês Rech e pela coordenadora municipal do Alfabetiza, Fátima Wink Bohnen.

O secretário Flávio Miguel Henn deu as boas-vindas, evidenciando o trabalho comprometido que vem acontecendo na rede, “fundamental monitorar as crianças que estão enfrentando maiores desafios com a alfabetização, e adotar estratégias potentes de acordo com cada contexto e alinhadas às metas do programa.”

Na programação da manhã, a temática prioritária deu- se em torno de discussões teóricas e conceituais, sobre planejamento, seguido de espaço com compartilhamento de práticas e análise de propostas e recursos de avaliação. Uma discussão enriquecida com o material pedagógico distribuído para todos os alunos e professores de 1º e 2º ano da rede municipal: Livro Trilhas da Leitura e da Escrita, volumes 1 e 2, do Programa Alfabetiza Tchê.

A equipe pedagógica da SMECT também apresentou a Política de Alfabetização de Sinimbu, estabelecida pelo Decreto nº 3.170, de 20 de agosto. Esta política é apoiada pelo Programa Alfabetiza Tchê e Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, focado na formação de professores, na adoção de metodologias interativas e reflexivas, no acompanhamento da aprendizagem individual e coletiva, e no uso de materiais didáticos complementares para garantir o direito à leitura e escrita às crianças.

Durante a manhã, os participantes também foram surpreendidos pela coordenadora pedagógica Anita Ana Weigel Brandenburg com uma leitura deleite, intitulada Bule de Café, de autoria de Luís Camargo. A professora Anita inicialmente apresentou alguns elementos da história e instigou os demais professores a deduzirem a qual narrativa pudessem ser remetidos. Posteriormente foi narrada a história de maneira criativa e envolvente, conectando-os emocionalmente com o enredo. No desfecho todos receberam um agrado, contido no bule de café, elemento bastante explorado na história literária.

Para a formadora Diana, “muitas partilhas, muito aprendizado e crescimento coletivo são particularidades do nosso encontro, é gratificante ver o comprometimento de cada alfabetizador e assessora, em estarem sempre presentes, dedicados e entusiasmados. Esse esforço faz toda a diferença para que possamos avançar cada vez mais na nossa prática pedagógica e na aprendizagem dos nossos alunos.”

Para o 2º semestre o governo estadual, por meio do Programa Alfabetiza prevê mentorias aos municípios, além de simulados preparatórios da Educação Básica, incluindo medidas de emergência e estratégias para fortalecer a alfabetização nas escolas gaúchas, com foco na preparação ao SAEB – Sistema de Avaliação e o Sistema de Avaliação do Rendimento escolar no RS – SAERS.