Escolas de Sinimbu participam de Mostra Científica do Programa Verde É Vida


Publicado 28/08/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


As EMEFs Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória estiveram representando a rede municipal de ensino de Sinimbu na etapa regional da 16ª Mostra Científica Verde é Vida, promovida pela Afubra, em Santa Cruz do Sul, no dia 20 de agosto de 2025. O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Flávio Miguel Henn e a coordenadora pedagógica da Secretaria, Anita Ana Weigel Brandenburg estiveram presentes, prestigiando a participação das Escolas na Mostra.

O evento reuniu estudantes de 18 escolas da região — incluindo Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz, tendo como comissão avaliadora representantes do Sicredi, Sebrae, Unisc, UTC, Instituto Crescer Legal e Comitê Pardo.

A EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antonio relatou o Projeto existente na Escola desde 2021 - Transformando ideias em ações – apresentado pelas estudantes participantes do Grupo Ambiental, Dienifer Martins de Oliveira e Emili Drost da Silva, acompanhadas pela vice-diretora, professora Graciela D. Santarém e coordenados pelo professor Daniel Koehler.

Desenvolvido basicamente a partir da Gincana de Recicláveis, o Projeto tem como propósito promover ações que estimulem, de maneira prática e dinâmica, toda a comunidade escolar, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no que se refere aos cuidados na produção de resíduos, ao consumo consciente e cuidado com a natureza, buscando a diminuição da exploração dos recursos naturais e estimulando a destinação adequada dos resíduos, gerados nas localidades que a escola abrange. 

A EMEF Nossa Senhora da Glória vem desenvolvendo o Projeto de conscientização e reflexão - ENTRE A ROTINA E O LIXO – o qual foi apresentado na Mostra pelos estudantes Henrique Gabriel Hirsch e Raquelli Albertão Zanatta, orientados pela professora Lana Jost e, na ocasião, acompanhados pela diretora Claisi Goetze Behling.

O foco do projeto é investigar os hábitos de consumo e descarte de resíduos da comunidade escolar e local, promovendo a conscientização ambiental por meio da reflexão, análise e ações práticas voltadas à redução e reutilização do lixo.

Entre os projetos em destaque foi selecionado o projeto da EMEF Glória - ENTRE A ROTINA E O LIXO.  A professora Lana conta que foram percorridas diversas fases. “Começamos com entrevistas junto à comunidade, avançamos para a coleta e análise de resíduos sólidos, documentário fotográfico, até chegarmos ao dia 13 de agosto, momento da apresentação. Ao todo, foram realizadas 33 apresentações, e ter nosso trabalho selecionado é motivo de grande orgulho e alegria. Uma etapa representou um momento muito significativo para toda a escola. Foi extremamente gratificante acompanhar o desempenho dos alunos, bem como a colaboração de todos os integrantes do grupo ambiental que contribuíram ao longo de todo o processo, além das famílias que não mediram esforços para apoiar a iniciativa. Essa conquista reafirma a importância de uma educação com sentido, capaz de engajar, transformar e gerar impacto real na vida dos estudantes e na comunidade.”

O coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes enfatiza que a Mostra é resultado de atividades de pesquisa desenvolvida no meio escolar. Estudantes são motivados pelos professores à investigação, acabam compartilhando conhecimentos, junto às instituições de ensino e comunidade.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, em sua mensagem de boas-vindas à Mostra, lembrou do início do Verde é Vida, há 34 anos, ainda como Projeto. “As atividades e ações foram crescendo e, para além da sensibilização pela necessidade da preservação ambiental, hoje o Verde é Vida tem um amplo trabalho educacional”. Ele finalizou dizendo do orgulho da entidade pela parceria com os municípios e escolas. “É muito gratificante ver o envolvimento dos professores e alunos nas nossas atividades”.

Dos 33 trabalhos apresentados, dez foram selecionados para avançar à etapa estadual, que será realizada em outubro de forma online. Se classificados, seguirão para a etapa sul-brasileira durante a Expoagro Afubra em 2026:

– Sustentabilidade: vivenciando práticas sustentáveis em nossa comunidade, da Emef Olavo Bilac, de Rio Pardo;

– Cana-de-açúcar e seus derivados: uma alternativa de renda nas pequenas propriedades, da Emef Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;

– Semeando alívio e cura através das sementes, da Emef Olavo Bilac, de Rio Pardo;

– Inseticida Natural: uma alternativa sustentável para o controle de pragas rurais, da Emef Tomás Gonzaga, de Gramado Xavier;

– Reciclando Saberes: lições de finanças e sustentabilidade, da Emef Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;

– Temperos Naturais: Sabores, Aromas e Soluções Sustentáveis para a Saúde e o Bem-Estar, da Emef Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;

– Potencial da Laranja: inovação e valor no agronegócio, da Emef Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul;

– Entre a rotina e o lixo: um projeto de conscientização e reflexão, da Emef Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu;

– Bracatinga: raiz da vida, semente do futuro, da Emef João Moré, de Gramado Xavier;

– Robótica educacional como ferramenta pedagógica: explorando Tecnologia e Criatividade, da EEEF Frederico Hannemann, de Vera Cruz.