A Secretaria Municipal de Educação de Sinimbu organizou juntamente com as enfermeiras do SAMU: Juliane Soder Agra e Ana Paula Regert um ciclo de capacitação em Primeiros Socorros para todos os profissionais que atuam na EMEI Criança Feliz: direção, assessoria pedagógica, professores, monitores, serventes, estagiários e secretária da escola.
A capacitação em primeiros socorros na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz via SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) visa preparar os profissionais para situações de emergência que possam ocorrer com as crianças na escola, seguindo a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018). O treinamento aborda temas como identificação de emergências, técnicas de desengasgo, reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de emergência em casos de engasgo e parada respiratória, como a manobra de Heimlich, a manobra de tapotagem para bebês e as compressões torácicas, entre outros, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar das crianças e mesmo dos adultos.
Na manhã de hoje, o primeiro grupo de profissionais, da equipe, participou dessa importante capacitação promovida pelo SAMU, abordando temas essenciais relacionados à saúde e segurança.
Segundo a coordenadora pedagógica da SMECT, Anita Brandenburg, os demais profissionais da escola também participarão dessa formação na próxima segunda-feira de tarde (14/07) e outro grupo será organizado para o mês de agosto (com data a definir), garantindo que toda a equipe participe e esteja preparada para agirem de forma rápida e eficaz em situações de emergência, prestando os primeiros atendimentos até a chegada do socorro especializado do SAMU (192).
A parceria entre a SMECT, EMEI e o SAMU garante que a capacitação seja conduzida por profissionais experientes e qualificados, garantindo a qualidade do treinamento.
Além de atender à lei, a capacitação é uma iniciativa fundamental para aumentar a segurança, o bem-estar e o acolhimento das crianças na escola, e também prepara os profissionais para situações que podem ocorrer fora do ambiente escolar, destaca a diretora Elisangela Schoenherr.