Smect promove encontro Alfabetiza Tchê


Publicado 10/07/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), conhecido por Alfabetiza Tchê, que visa garantir que todas as crianças da rede pública sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em Sinimbu, o programa está ativo e a Secretaria de Educação realiza encontros com educadores do 1º e do 2º Anos e assessoria pedagógica das Escolas e ações para apoiar os professores no processo de alfabetização. 

A manhã da última quarta-feira foi dedicada ao Alfabetiza Tchê, organizado pela Equipe pedagógica da SMECT e acolheu professores que atuam no ciclo de alfabetização, acompanhados pela assessoria pedagógica das escolas da rede municipal.

Durante o encontro foram apresentados resultados da avaliação de fluência leitora aplicada em março, em estudantes de 2º Ano; resultados da avaliação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada - CNCA; análise das metas estipuladas no plano de ação 2025 elaborado por cada professor a partir do diagnóstico realizado no início do ano letivo; relato de experiência da professora Carine Hirsch, com destaque às atividades de Matemática, desenvolvidas na turma de 1º Ano da EMEF Nossa Senhora da Glória; apresentação de proposta de formação sobre Gestão na  Alfabetização para Assessoria.

Também foi apresentada a formadora municipal do Alfabetiza, professora Diana Aline Dorfey, que a partir do mês de agosto seguirá coordenando as formações mensais com os professores, além do cumprimento das atividades assíncronas que o Programa dispõe.

Já a segunda parte da manhã teve como pauta a Alfabetização Matemática, conduzida pela coordenadora pedagógica Daiane Inês Rech, que explorou recursos pedagógicos como o material dourado, o ábaco e as fichas escalonadas, no ensino da Matemática na sala de aula.

O secretário municipal de Educação, Flávio Miguel Henn, presente no encontro com alfabetizadores que ao dar as boas-vindas abordou a importância do alfabetizador, o professor que tem a missão de ensinar a ler e a escrever na idade certa, bem como a compreensão do sistema de numeração decimal e as operações. “Uma tarefa que merece ser bem sucedida e prazerosa à criança, requer, essencialmente, compreensão do desenvolvimento infantil, planejamento adequado, uso de metodologias diversificadas e atenção individualizada aos alunos”.