Sinimbu inicia mutirão para zerar fila de exames de imagem represados desde 2022


Publicado 02/07/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag


Através da assinatura do contrato com o Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo – na manhã de hoje, dia 2, Sinimbu inicia o mutirão para zerar fila de exames de imagem represados desde 2022. O convênio foi assinado pelo Prefeito Wilson Molz com o presidente do Cisvale Gilson Becker e a diretora do Consórcio Léa Vargas.

O secretário de Saúde, Fabiano Dupont, destaca que o objetivo de zerar a fila de espera de exames de imagem eletivos, como ecografias, endoscopias, colonoscopias e ressonâncias magnéticas, que estavam represadas desde setembro de 2022, integra o compromisso da atual gestão em garantir maior agilidade no diagnóstico e tratamento da população usuária do SUS. “O mutirão contemplará mais de 300 exames, todos previamente agendados e realizados junto aos prestadores credenciados ao Cisvale”, destaca.

Importante destacar que os exames serão agendados seguindo rigorosamente a ordem da lista de espera dos pacientes que deram entrada nas solicitações até abril de 2025. O setor de regulação também informa que, já em 2025, houve ampliação das cotas de exames conforme o orçamento da saúde, justamente para dar maior vazão às filas de espera”. Com esse esforço concentrado, a expectativa é eliminar a demanda reprimida e proporcionar mais agilidade no diagnóstico e tratamento dos usuários do SUS de Sinimbu, fortalecendo a rede de atenção e cuidado à saúde. Estas iniciativas irão diminuir o sofrimento de centenas de pessoas, que estão há muito tempo sofrendo há espera de um exame”, frisa Fabiano.