Escolas continuam com ações educativas sobre meio ambiente


Publicado 30/06/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


Junho, mês do meio ambiente seguiu com ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal. As atividades foram planejadas pelos professores e apoiadas pelas assessorias pedagógicas das Escolas, promovendo a conscientização e o engajamento de estudantes e profissionais da educação em ações socioambientais.

Na EMEF Guararapes, em Linha Almeida, a professora Leonice da Silveira, nas turmas do 1º e do 3º Ano, realizou diversas atividades focadas na conscientização ambiental, culminando em uma ação prática que vai gerar muitos frutos. Uma das atividades de destaque foi o plantio de árvores no pátio da escola. “Mais do que embelezar o espaço, essas árvores foram escolhidas por sua capacidade de contribuir significativamente para o meio ambiente, auxiliando na qualidade do ar e no equilíbrio ecológico. Além disso, elas proporcionarão sombra tão bem-vinda para o pátio, criando espaços mais agradáveis para todos”, destaca a professora Leonice.

A assessora pedagógica, professora Diana Dorfey avalia a iniciativa da professora de forma bastante positiva, ao demonstrar um comprometimento genuíno com a sustentabilidade e a educação ambiental, “mostrando na prática como pequenas ações podem fazer uma grande diferença para o futuro do nosso planeta.”

Já o 4º Ano com a professora Simoni Trarbach mergulharam em um projeto muito significativo sobre a conscientização ambiental. O foco principal foi a abordagem dos 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A professora Simoni trabalhou intensamente a importância da reciclagem do lixo, um tema crucial que já vem sendo explorado com os alunos ao longo do ano letivo.                

Como culminância dessas atividades, os alunos produziram um cartaz informativo, que serviu como um resumo visual e criativo de todo o aprendizado. “Essa iniciativa não apenas reforça a mensagem da sustentabilidade, mas também estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Um belo exemplo de como a educação pode transformar o futuro”, ressalta a assessora pedagógica.

Na EMEF Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno, a turma do 3º Ano, juntamente com a professora Andriele Moura de Freitas, realizou uma atividade na área externa da Escola para verificar a separação do lixo. Após, ilustraram um grande painel com a mensagem: Cada atitude conta – preservar o meio ambiente é garantir saúde, equilíbrio e futuro para todos.

A Educação Infantil da Escola também orientados pela professora Andriele fez uma caminhada pelas redondezas da Escola e coletaram o lixo encontrado que foi destinado corretamente nas lixeiras, conforme o tipo de resíduo.

Na EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, na turma da pré-escola, diferentes atividades foram desenvolvidas pela professora Gisele Tomazi. A partir da História o Mundinho, conversas, ilustrações e jogos de memória envolveram as crianças. Também foi feito uma pintura, usando elementos da natureza encontrados no chão, como folhas e galhos dando o formato de uma borboleta.

Nos Anos Iniciais a turma do 5° ano, com o professor Adenilson de Campos praticaram leituras e produção de texto sobre o tema MEIO AMBIENTE.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental o professor Jefferson Adriano Leopold, no componente de Língua Portuguesa, nas turmas de 7° ano e 8° ano, os alunos foram divididos em duplas para trabalharem com leitura e interpretação textual com a temática da Semana do Meio Ambiente. O texto abordou aspectos como o conceito de meio ambiente, desmatamento, poluição, impacto do cuidado (ou não) para futuras gerações e dicas de como preservar a natureza.

O segundo momento foi de produção de cartazes temáticos, com cada dupla ganhando uma ideia de criação, desde conceito de meio ambiente até reciclagem e cuidado com os animais. Além disso, um cartaz propôs uma pergunta a ser respondida pelos colegas da outra turma (o que você pode fazer pela natureza?).

Com os trabalhos prontos, o professor Jefferson relatou que o encerramento da atividade culminou com uma roda de conversa sobre o uso excessivo de plástico e a exposição dos trabalhos em um mural no saguão da escola.

Na EMEI Criança Feliz, os professores exploraram o tema meio ambiente na Educação Infantil de maneira integrada e conectada ao dia a dia, com experiências práticas e lúdicas que envolvem as crianças em atividades relacionadas à natureza e à sustentabilidade. Tudo isso foi feito através de projetos, contação de histórias, música, exploração de elementos da natureza, confecção de móbile usando pintura, passeios pela natureza, atividades de jardinagem e muito mais.

A assessora pedagógica Fernanda Gobi recorda que ao explorar o tema meio ambiente na EMEI, “criamos um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças se sintam à vontade para aprender, questionar e construir um senso de responsabilidade com o mundo que as cerca.”