A Base Nacional Comum Curricular aborda a temática do Meio Ambiente de forma transversal, ou seja, não como um assunto específico, mas como um tema que permeia diversas áreas do conhecimento. Isso motiva professores a planejarem e executarem ações pedagógicas significativas, cheias de propósito, contemplando a educação ambiental em todos os campos do currículo, incentivando uma visão integrada e contextualizada dos problemas e desafios ambientais.
Na EMEF Adolfo Boettcher, em Alto Sinimbu a professora Maria Henn, com atendimento em tempo integral, estudantes produziram uma paródia e murais com dizeres que conscientizam a humanidade a protegerem o Planeta.
Na EMEF Ipiranga, em Linha Cinco, orientados pela professora Sirlei Clair Justimann Molz, exploraram as flores, estimulados ao cultivo nas casas dos alunos, ao serem presenteados com mudas. Essa temática surgiu a partir de um trabalho sobre as abelhas, motivados pelo filme Bee Movie. “Foi trabalhado a polinização colorida, pois ao cultivarmos as flores e cuidarmos das abelhas, mantemos o equilíbrio no Meio Ambiente,” salienta a professora.
A diretora ainda relata que neste ano estão envolvidos com o Projeto da Reciclagem na Escola, uma horta sustentável já foi construída e que as floreiras em pneus ainda serão feitas.
Em Linha Rio Grande, na EMEF Padre José de Anchieta, a professora Vânia Simianer Meyer, conduziu momento de leituras, conversas e observações sobre reciclagem, clima, tipos de poluição, economia e sustentabilidade. A ideia foi desenvolver atividades que não gerassem resíduos. Além disso, os estudantes estão elaborando um livreto a partir do texto: Vamos abraçar o mundinho, organizado numa pasta, para ficar na biblioteca da Escola. “Também realizamos o plantio e estamos na expectativa pela germinação das sementes de Bergamota comum, Araucária e Cedro. Além disso, fiz uma experiência nas férias, com sementes de Jacarandá mimoso, são 55 mudinhas crescendo”, conta a professora Vânia.
As turmas de Educação Infantil da EMEF Nossa Senhora da Glória viveram diversas experiências, a partir do Meio Ambiente. A turma do tempo integral B teve como ponto de partida as já conhecidas cantigas de roda e a professora Silvane Inês da Silva os instigou a fazer uma paródia, adaptando-a ao tema em questão, “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava o lixo do fundo do mar”. Já a imaginação das crianças foi valorizada em um colorido painel que contextualizou a composição da nova letra da cantiga.
A professora Silvane também atua na turma do nível B- manhã, na qual as crianças puderam conhecer a história literária A árvore generosa, de Shel Silverstein e, posteriormente motivados a atividades de desenho, pintura, colagem, utilizando papéis de diferentes formatos, cores, gramaturas e texturas. Já na turma A/B – tarde, a professora promoveu uma roda de conversa, a partir da pergunta - O que deixa o nosso planeta feliz e o que o entristece? Com imagens recortadas de revistas as crianças separaram as ilustrações que retratavam ações que deixam o planeta feliz e as que o deixam triste. E finalizaram a tarefa montando um painel coletivo, revelando através das imagens o cuidado com o meio ambiente, como um ato de amor.
A turma do tempo integral 2, da pré-escola, turma B, estimulados pelo professor Eduardo Araújo exploraram a separação correta de resíduos, inclusive produzindo vídeo sobre a atitude adequada das crianças durante a atividade de classificação. Ainda conheceram a história Um mundinho de paz, estimulados à reflexão sobre a importância de viver em paz no mundo, demonstrando com atitudes que a paz começa em cada um. As crianças puderam contemplar as imagens da obra, pela riqueza de cores e detalhes, tornando assim, a leitura ainda mais prazerosa. Com massinha de modelar cada criança recriou uma cena da história, trazendo cores, detalhes e demais traços que chamaram sua atenção. Também aconteceu a atividade com exploração de recursos pedagógicos para conversar com as crianças sobre o formato arredondado do planeta Terra, ao explicar-lhes a figura de uma esfera, de acordo com a faixa etária da turma.
Essa mesma turma, durante a hora atividade, com a professora Dilamara Aparecida Brum, construíram um grandioso convite à preservação, com técnicas de recorte e colagem deram um visual colorido ao trabalho, deixando-o exposto no corredor da Escola.
A separação correta de resíduos, tanto na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar, foi a ideia principal das atividades desenvolvidas pela professora Raquel Sheila Machado, na turma de tempo integral, nível B, turma 1. “As crianças reconheceram as cores, de forma lúdica e significativa, adquiriram noções e relações da cor com o tipo de resíduo, incentivando assim o destino adequado, o que colabora para a reciclagem desses materiais”, relata a professora Raquel.
Ainda nessa turma, a professora Josiane Beatriz Reichert, inspirou-se no livro O livro do planeta Terra, ao contar o enredo às crianças. E partiram à prática, com dicas de como ajudar o planeta, desde levar sacolas de casa para armazenar as compras do supermercado, a plantar árvores e ter a sua composteira em casa.
As turmas e professores de Anos Iniciais da EMEF Glória também estão fortemente envolvidos com o tema que tem seu destaque neste mês de junho. A professora da turma do 1º Ano A, Carine H. Hirsch exercitou a pesquisa, em jornais e revistas e organizaram um painel com todas as informações encontradas, referente a boas atitudes com o ambiente. Também teve espaço para cada criança escrever palavras-chave, bem como o seu nome, testando assim a escrita mais livremente do que no caderno. O painel ficou em exposição, a fim de despertar a curiosidade e o interesse das crianças em tentarem ler e interpretar as imagens e palavras que veem.
Já na turma do 1º Ano C, a professora Milena Goetze desafiou os estudantes e desenharem o que mais gostam no planeta Terra. Após puderam apresentar à turma a ilustração, ficando em evidência a preferência pelos elementos naturais.
A professora Lígia Betina Haas Gonçalves levou aos alunos da turma do 4º Ano A, obras de arte de Romero Brito para desenvolver atividades artísticas acerca do meio ambiente. O 4º Ano B, com a professora Luana Iserhardt exploraram materialidades extraídas da natureza, como folhas, gravetos, sementes para produzirem belas composições artísticas, como verdadeiros cenários de conscientização. E o 4º Ano C, com a professora Carolina Mueller, realizaram atividades de observação e de intervenção consciente, durante os recreios dos alunos de Anos Iniciais e de Anos Finais, orientando para uma conduta ambientalmente mais responsável.
Nos 5º Anos A e B, as professoras Sibeli Rauber e Diane Thomé Henn, organizaram atividades a partir de grupos de estudantes, cada um recebeu alguma temática relacionada à destinação correta de resíduos, reciclagem, reutilização de materiais, e coletivamente, elaboraram cartazes com dicas e ideias para um planeta mais sustentável.
A turma do 2º A, com a professora Silvana Junkerr, ocuparam-se em mobilizar outras turmas, famílias e comunidade escolar com ações conscientes, como a separação correta de resíduos e estão engajados na coleta de tampinhas de plástico, pois o Grupo Ambiental Amantes da Natureza, da Escola está participando da Gincana Cooperativa Papa Tampinha, promovida pela Afubra, que consiste na campanha de coleta de tampas. A totalidade arrecadada será doada para entidades beneficentes nos três estados do Sul. A gincana lançada em março se estende até outubro. Como prêmio à entidade destaque é um valor a ser trocado por mercadoria na loja da Afubra. A Escola vem acolhendo doação de tampas plásticas de garrafas pet, potes de sorvete, produtos de limpeza, de maionese, achocolatado, iogurte e afins. Cada tampa conta para nossa participação na Gincana, além de deixar o nosso lugar mais limpo e mais bonito, lembra a professora Silvana.
Diante da diversidade de reflexões e ações que vem sendo desenvolvidas nas escolas, a educação ambiental é uma excelente referência pedagógica, capaz de promover a transformação para uma sociedade mais justa e em harmonia com a natureza, onde crianças e adolescentes se reconhecem como parte de um sistema complexo e interdependente, com direitos e responsabilidades, em relação ao meio ambiente e engajados na busca por um futuro mais sustentável, salienta a equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Sinimbu, professoras Anita Brandenburg, Daiane Rech e Fátima W. Bohnen.