Sinimbu renova a parceria com o Projeto Verde é Vida


Publicado 21/03/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


 Sinimbu está entre os 92 municípios que tem renovado a parceria com o Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) para o quadriênio 2025/2028, dando continuidade e intensificando ações pedagógicas, ambientais, sociais, culturais, de saúde, inovação, desenvolvimento e sustentabilidade, nas escolas de ensino fundamental completo da rede municipal, através de uma educação transdisciplinar de valorização do meio rural, aproximando campo e cidade.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na manhã da última terça-feira na Sala da Erva-Mate na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul, com a presença do presidente  Marcílio Drescher, coordenador geral do Verde é Vida Adalberto Huve,  Prefeito municipal Wilson Molz, Secretário de Educação, Cultura e Turismo, Flávio Miguel Henn, Coordenadora pedagógica da SMECT, Fátima Wink Bohnen, diretores de Escolas parceiras Verde é  Vida, Ércio  Haag, da EMEF Nossa Senhora de Fátima, Cláudia  Bortolli, da EMEF Guararapes  e Claisi Belhing, da EMEF Nossa Senhora da Glória.

“Agir localmente e pensar globalmente”, frase do sociólogo alemão Ulrich Beck, passa a ser o tema de referência para as ações ambientais a serem desenvolvidas pelos próximos quatro anos. Conforme José Leon Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida, destacou a importância das ações a serem feitas na comunidade escolar que repercutam globalmente.

Como objetivo, o Verde é Vida busca desenvolver uma educação socioambiental e promover a sustentabilidade, a valorização da agricultura familiar e sua sucessão. Com os pilares ambiental, social e  econômico, propagará oito Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tendo por base o Projeto Político Pedagógico de cada Escola, com mais de uma dezena de ações operacionais: projeto de execução, relatórios, publicações, bolsa de sementes, coleta de óleo saturado, ação conjunta, pesquisa científica, grupos ambientais, ação social, doação de material didático, realização de palestras, participação em eventos, atividades do Afubrinha, doação de sementes e videoteca Verde é Vida.

Ainda na última terça-feira, os Grupos Ambientais das EMEFs Nossa Senhora da Glória e Guararapes foram agraciados com uma condecoração pelas ações desenvolvidas em 2024. A EMEF Nossa Senhora da Glória ainda foi anunciada como a instituição coletora da maior quantidade de óleo saturado no último ano, da região sul. A Escola participa dessa ação desde 2009 e hoje é referência no Projeto pelo engajamento da comunidade nessa importante ação de preservação.