Dos oceanos às fontes naturais, na agricultura, no setor industrial e nos ecossistemas, a água é indispensável e fundamental, que sustenta a vida no planeta. Apesar de sua importância vital, a gestão sustentável da água enfrenta atualmente desafios, incluindo escassez, poluição e uma exploração excessiva, o que motiva professores a instigarem os estudantes a ações de destaque à importância de conservar e proteger esse recurso vital para a saúde das pessoas e do meio ambiente.
O 22 de março, Dia Mundial da Água, representa uma oportunidade para pensar sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis e promover a conscientização sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo.
Na EMEF Padre José de Anchieta, a professora Vânia Simianer Meyer, no decorrer dessa semana, explorou o ciclo da água, estudantes observaram a sua evaporação por meio de experiência. Como a Escola fica localizada próxima ao rio, em Linha Rio Grande, a turma visitou suas margens e realizaram atividades investigativas acerca das observações do local.
Em Alto Sinimbu, na EMEF Adolfo Boettcher, a professora Maria Henn, que atende estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental, em tempo integral, planejou atividades a partir de uma história literária, inspirando as crianças, a partir da personagem “Outorguinha”, a qual traz dicas sobre preservar a água e a natureza.
Na EMEF Ipiranga, em Linha Cinco, a professora Sirlei Justimann Molz também está estudando o tema Água, a partir do poema Água é vida, com o propósito de produção de painel “Economizar água está em nossas mãos - Eu faço minha parte quando...”
NA EMEF Nossa Senhora da Glória, a professora Dilamara Brum, da turma nível B, Tempo Integral, estimulou as crianças a perceberem, com uso de materiais alternativos, a diferença entre um rio limpo e um rio poluído, além de instigar a imaginação “Se eu fosse uma gotinha”.
A turma de 1º Ano A, na Oficina Educação Financeira e Cidadania, a professora Carine Hirsch desenvolveu ações acerca da ODS – Água potável e saneamento básico, envolvendo atividades de recorte, colagem e ilustração.
A arte foi contemplada nas tarefas escolares da turma do 2º Ano B, com a professora Ana Paula Ebert, ao explorarem o tema água, com leituras, conversações e confecção de dedoches, um recurso a ser usado nos dedos das mãos para momentos de interação entre os estudantes.
A letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes foi o texto escolhido pela Professora Lígia Haas, na turma do 4º Ano A, para cantarem, refletirem, ilustrarem as estrofes, resultando em um lindo mural em exposição na Escola, durante a hora do conto e aula de Ensino Religioso.
A Lenda das Águas foi dramatizada pelos estudantes do 4º Ano, da EMEF Guararapes, de Linha Almeida, durante a hora cívica escolar, momento em que expressaram a importância da água à sobrevivência do planeta e a necessidade de preservá-la. A professora Lilian Carvalho pretendeu manifestar, juntamente com seus estudantes, por meio da arte e da expressão, atitudes, iniciativas humanas que fazem a diferença no cuidado dos recursos naturais ainda disponíveis no planeta.
A turma de 2º Ano foi conduzida pela professora Andriele Moura de Freitas para compreenderem de onde vem a chuva, como a chuva se forma? Após a experiência, as crianças ilustraram e escreveram sobre esse processo até então pouco conhecido.
Também a professora Leonice Camargo da Silveira, com a turma do 3º Ano deixou a Escola mais colorida e informada sobre o dia Mundial da água, produzindo material de exposição, afixado nos murais e corredores da EMEF Guararapes.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e a cada ano é celebrado para engajar mais pessoas pela causa do cuidado e da conservação desse importante recurso hídrico. “Todas as iniciativas educativas desenvolvidas nas escolas demonstram o comprometimento do professor e das Escolas em formarem cidadãos mais conscientes e engajados na preservação desse recurso tão fundamental para a vida no planeta, destaca o Flávio Miguel Henn, secretário de Educação, Cultura e Turismo.