EMEF Carlos Boettcher Filho recebe nutricionistas que mobilizam estudantes para a Semana da Saúde na Escola

Publicado 10/04/2024 10:00

Informar e sensibilizar a população a respeito de questões relativas à saúde, qualidade de vida e dos diversos fatores que podem afetá-la, eis o objetivo da OMS - Organização Mundial da Saúde, em instituir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948. E a cada ano, um tema relacionado à saúde é escolhido para ser trabalhado em campanhas. Em 2024, o tema é “defender a vida, ampliar a vacinação, combater a dengue e promover saúde nos territórios”.

No último dia 4, quinta-feira, na EMEF Carlos Boettcher Filho, o diretor Elisandro Saldanha Jochims, a assessora pedagógica Susane Wartchow Jaeger, as professoras Marília Morais, Alaiz Dittberner e Carine Zanatta e as turmas de estudantes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participarem de um momento de diálogo e educação nutricional na prática, com a presença das nutricionistas do município, Juliana Stona que atua na Secretaria de Educação e Daniela Kronbauer, que atende na Secretaria de Saúde e Bem-Esrtar Social.

Primeiramente, foi apresentado aos estudantes os grupos de alimentos, alguns in natura, outros alimentos de brinquedo, informando da importância de cada um deles, para que o corpo humano funcione de maneira adequada, ingerindo uma alimentação saudável de forma equilibrada, variada, moderada e colorida.

Os estudantes, a partir da conversa com as nutricionistas, simularam pratos saudáveis expondo-os aos colegas.  “Momento em que tiveram que considerar os grupos alimentares para a montagem do prato, o que os fez refletir sobre de que tipo de alimentos devem ser escolhidos, quais contêm vitaminas, minerais e fibras, proteínas, gorduras e carboidratos a serem consumidos, para a alimentação ser considerada saudável”, observaram as nutricionistas Juliana e Daniela.

A alimentação saudável é um dos temas elencados pelo Grupo de Trabalho Municipal, do Programa Saúde na Escola, implantado em 2017, que lançou, na primeira semana de abril, ações alusivas à Semana Saúde na Escola, envolvendo toda a rede de ensino municipal e estadual. O lançamento ocorreu de forma virtual, a partir de um informativo já enviado às escolas anteriormente e contou com a conexão da Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, da Secretária da Saúde e Bem-Estar Social Flávia Schaefer, de profissionais representantes da Saúde e das equipes diretivas das Escolas municipais e estadual.

A etapa creche e a pré-escola da Educação Infantil, bem como os Anos Iniciais do Ensino Fundamental estarão envolvidos em ações relacionadas à alimentação saudável, de forma lúdica, prática, porém atentos e cautelosos à motivação, com intervenções adequadas a faixa etária, das nutricionistas e professores das turmas, que resultarão em diversão sadia, autoavaliação da alimentação escolar,  elaboração e exposição de cardápios comentados nos refeitórios das Escolas, a partir de pesquisa sobre alimentos servidos nas refeições.

Já estudantes e docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio estão sendo desafiados a promoverem um movimento de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, a contar com as orientações de profissionais da Saúde, enfermeira Kellen Nunes Sjoman e do agente de combate a endemias Bruno Spier Pozzer. Estimulados pela difusão de alguma orientação à comunidade local sobre o combate ao mosquito, as turmas com apoio de seus professores, estarão produzindo materiais instrutivos relacionados ao tema que serão divulgados, posteriormente, nas redes sociais do município.

“Os cuidados com a saúde, as prevenções não podem ficar restritos a apenas uma época do ano e sim, o ano inteiro. O dinamismo presente na execução das atividades da Semana da Saúde na Escola potencializa o cuidado com a saúde individual e coletiva, resultando em melhoria de qualidade de vida”, avalia o grupo de trabalho municipal do Programa Saúde na Escola.