Programa de Educação Financeira leva contadora de histórias às Escolas da rede municipal


Publicado 21/09/2023 08:03
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo


As turmas de estudantes de Anos Iniciais, das EMEFs Carlos Boettcher Filho, Guararapes, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima e Padre José de Anchieta, cujos professores estão integrados ao Programa de Educação Financeira, Cooperação na Ponta do Lápis, oferecido pela Cooperativa Sicredi vem recebendo a visita da contadora de histórias, Dani Rupenthal.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, e a Maurício de Sousa Produções, possuem uma parceria com uma coleção especial da conhecida Turma da Mônica, revistas em quadrinhos, que por meio de gibis incentiva uma leitura leve e divertida sobre Educação Financeira, trazendo aos estudantes assuntos como a origem do dinheiro, formas de economizar, aprendendo a economizar, a recompensa de quem sabe administrar dinheiro e orçamento familiar. A contadora de histórias, ao visitar as turmas de estudantes traz a narrativa tendo por base a temática do orçamento familiar, acompanhado de uma mascote, criada para tornar mais lúdico o enredo. Desde o início dessa semana, a mascote tem recebido um nome, Sofia, escolhido a partir de nomes sugeridos pelas turmas nas quais a contadora se fez presente.

Durante as sessões, Dani une literatura e criatividade, criando experiências enriquecedoras para as crianças que curtem com alegria as narrativas. A contadora cria vozes, interpretação e contextos distintos à personagem, o que mantém os estudantes contagiados e empolgados pelo momento, relacionando a ocasião com habilidades abordadas em sala de aula, tornando a contação relevante à aprendizagem.

Conforme a assessora de Programas Sociais da instituição cooperativa, Glaucia Cabral Moraes, os gibis têm como objetivo, trazer para as crianças o contato com a temática da educação financeira, através do acesso à leitura educativa com a temática. “Aprender sobre educação financeira é essencial. E esta iniciativa merece destaque, um importantíssimo assunto a ser disseminado, cada vez mais, nas comunidades de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo”, destaca.