Mutirão confirma novos focos de Dengue em Sinimbu


Publicado 01/06/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Secretaria de Saúde alerta para a importância do auxílio da população na eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti.




Realizado na semana passada, o mutirão contra a Dengue em Sinimbu localizou novos focos do mosquito Aedes Aegypti no centro da cidade. A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, através do setor de Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre a importância da colaboração de todos na eliminação desses focos.

Segundo a secretária de Saúde Ivoni Henn, das 11 amostras de larvas colhidas em locais com água parada durante o mutirão, seis foram confirmadas com larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue e outras doenças como a Chikungunya e a Zika. “Precisamos do apoio de todos. Os casos de Dengue em Sinimbu seguem aumentando, tanto no perímetro urbano como no interior e eliminar os focos do mosquito é uma ação fundamental. Todos devem verificar seus pátios e propriedades uma ou duas vezes por semana e eliminar os locais com água parada. Pedimos atenção especial com potes, vasos, bromélias e lagos artificiais, por exemplo”, alerta Ivoni.

Ela frisa ainda que sabe da dificuldade de eliminar todos os focos, mas que acredita na colaboração e conscientização da população, por se tratar de ações simples. “Estamos trabalhando a prevenção da Dengue nas escolas, conscientizando a população através das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e divulgando informações semanalmente, como o Boletim da Dengue. Todos sabem que a principal ação a ser realizada é evitar água parada. Por isso reforço o apelo para que toda a comunidade nos auxilie no combate ao mosquito e a Dengue”, finaliza Ivoni.

Conforme o Boletim da Dengue divulgado no final da tarde de ontem, dia 31. Sinimbu conta com 1 caso em análise e 26 casos de Dengue confirmados, sendo estes nos seguintes locais: Rua Bernardo Fischer, Rua Bernardo Fuerstenau, Rua Jorge Bender, Rua Jose Thome Sobrinho, Linha Cinco, Rua Lothar Storck, Cerro do Mauricio, Av. General Flores da Cunha, Linha Rio Grande, Sinimbu Baixo, Linha Desidério, Cooperhab, Linha Primavera e Alto Sinimbu. Além disso, o Município também já registrou um óbito pela doença.