Cooperativa Escolar Brotando da Terra realiza a sua Assembleia Geral Extraordinária

Publicado 01/06/2023 00:00

Na tarde de ontem, 31 de maio, na EMEF Guararapes, em Linha Almeida, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, para preenchimento de cargos do Conselho de Administração e o Fiscal, vacantes, em virtude dos associados, concluintes do Ensino Fundamental no ano anterior. A assembleia foi conduzida pela associada Poliana Anhaya dos Santos Brum.

O presidente da Cooperativa, Wiliam Maciel Strohm da Silva deu as boas-vindas aos presentes e na sequência os candidatos aos cargos em vacância foram apresentados e cada um falou da sua motivação em assumir o seu cargo. Em seguida, fez-se a votação, devendo os associados mostrarem-se favoráveis, desfavoráveis ou absterem-se. Após, o presidente William declarou eleitos e empossados os seguintes associados, cujo mandato findará no término do exercício da atual gestão da Cooperativa: Diretor de Pesquisa Alan Yudi Ferreira; Diretor de Comunicação Muriel Davi Mueller; Conselheiro Fiscal titular Natanel Nunes; e Conselheiro Fiscal suplente Maurício Feustler.

Posteriormente à posse desses novos integrantes do Conselho de Administração e o Fiscal, a professora Orientadora da Cooperativa, Franciele Pâmela Henn fez uso da palavra manifestando a importância desse ato de apresentação de candidatos aos cargos desejados, da participação democrática dos associados na escolha desses integrantes e da sua alegria em estar conduzindo a Cooperativa junto da comunidade escolar dessa EMEF. A diretora da Escola, Cláudia Antonia Bortolli fez-se presente na Assembleia e expôs o quanto a Cooperativa Escolar agrega aos estudantes que decidem associar-se e participarem ativamente desse espaço onde a participação faz com que se tenha vivências bastante importantes aos estudantes, como iniciativa, opinião própria, organização coletiva, exercício do bom senso e tantas habilidades mais que envolvem a educação cooperativa.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg também deixou a sua mensagem aos associados, trazendo uma retrospectiva da criação da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, fundada em 2016, da qual fez parte, diretamente. Desse movimento vivido na Escola na época e que hoje, transcorridos sete anos, estudantes seguem engajados nesse importante propósito, que vem fazendo a diferença na vida de tantos que fazem da Cooperativa mais uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Anita ainda se referiu aos associados de eles manterem a Cooperativa Escolar sempre viva e muito ativa na Escola, é algo criado a partir de um desejo da comunidade escolar e, que se fortaleçam a cada ano, unidos e comprometidos pela Brotando da Terra.

Por fim, o presidente William Maciel Strohm da Silva declarou encerrada a assembleia, agradecendo a presença de todos. A Secretaria de Educação aproveitou a ocasião e fez a entrega de um Smartphone à direção, a ser utilizado pela Escola, a fim de incrementar o canal de comunicação dessa instituição. Além disso, também foram entregues recursos pedagógicos, livros e caixas com cartas a serem utilizados pelos professores nas aulas.

Também estiveram presentes na Assembleia, o assessor pedagógico Wiliam Polkown, que presta um contínuo suporte e assistência à Cooperativa, a partir do Programa Cooperativas Escolares, mantido pela Fundação Sicredi, as coordenadoras da Secretaria de Educação, professoras Ani Cristina Vogt Staub, Daiane Inês Rech e Fátima Wink Bohnen. A equipe da Secretaria de Educação permaneceu na Escola Guararapes na tarde de ontem, reunindo-se com a equipe diretiva, tendo em pauta diversos assuntos pedagógicos e administrativos.