Sinimbu participa da Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro

Publicado 23/05/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Divulgação
Secretárias de Sinimbu e o prefeito de Vera Cruz, juntamente com os representantes sinimbuenses presentes na 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro.

As secretárias Municipais de Saúde Ivoni Henn e de Educação, Cultura e Turismo Anita Brandenburg, participaram no sábado, dia 20, da 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro. O evento foi realizado em Vera Cruz, reunindo o prefeito anfitrião Gilson Becker e representantes de Santa Cruz do Sul, além do público da comunidade regional.

Durante a Conferência, foram eleitos quatro delegados titulares para 2ª Conferência do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, sendo dois representando Santa Cruz do Sul, um Sinimbu e um Vera Cruz. Estes representarão a região e as demandas elencadas no evento de Sábado, na Conferência Estadual que acontece em setembro.

Conforme a coordenadora da Comissão da Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Vera Cruz, Moa Fanfa, o objetivo é levar para a Conferência Estadual 8 propostas. Entre elas, a criação de Conselhos do Povo de Terreiro nos municípios e alvarás específicos para terreiros, além da aplicação efetiva da Lei 10.639/2003 como importante ferramenta contra o racismo religioso.

Propostas da 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro - Municípios de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Sinimbu

1- Importância de combater a discriminação e preconceitos através de mobilizações populares, desmistificação e publicização dos trabalhos do povo de terreiro, através de marchas, materiais impressos, mídias sociais, entrevistas em rádios, etc.

2- Mobilização para buscar espaços de participação do Povo de Terreiro, como Conferências, instâncias de controle social, como Conselhos Municipais de Direitos, como saúde, educação, assistência social, meio ambiente, criança e adolescente, entre outros;

3- Buscar maior apoio através de lideranças políticas nas três esferas de Governo;

4- Questões relativas a alimentação tradicional do Povo de Terreiro, como as adulterações em produtos utilizados a exemplo do azeite de dendê e que necessitam de uma maior fiscalização dos órgãos competentes, bem como a violência comercial, como o aumento de preços a partir da procura por produtos a serem utilizados nos Terreiros;

5- Necessidade de leis municipais de isenção de alvarás para os Terreiros;

6- Trabalhos de educação ambiental com o Povo de Terreiro;

7- Educadores Sociais com formação para disseminar a cultura do Povo de Terreiro principalmente entre as crianças em idade escolar;

8- Maior União entre os diferentes Terreiros com o objetivo maior da construção da cidadania dos integrantes.

Divulgação
Delegados eleitos levarão as demandas da região para a Conferência Estadual.