A importância da 2ª dose da vacina.


Publicado 21/07/2021 15:07
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Orientação sobre a importância da 2ª dose da vacina.


A IMPORTÂNCIA DA 2ª DOSE DA VACINAÇÃO

A campanha de vacinação contra a COVID 19 segue acontecendo em todo Brasil e com ela a esperança de controlarmos a pandemia, e podermos retornar a vida, as atividades presenciais, os abraços, festas, reuniões, com segurança e sem medo.

No Brasil, e também em Sinimbu, existem quatro tipos de vacinas contra a COVID 19, das quais três precisam de segunda dose. A única que é somente uma dose é a vacina Janssen. A Coronavac, Astrazenica/Oxford e a Pfizer precisam de duas doses para a completa imunização.

Os estudos destas vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção. Quem não está adequadamente vacinado, não está adequadamente protegido.

A aplicação da segunda dose é tão importante quanto a primeira, pois somente depois da segunda dose é que teremos a eficaz proteção contra a doença.

O período entre as aplicações variam de acordo com o tipo de vacina. A Coronavac requer 28 dias de intervalo, já a Astrazenica/Oxford e a Pfizer requerem 12 semanas.

A data da segunda dose sempre estará marcada na carteirinha de vacinação e é importante respeitar ao máximo a data marcada. Se a dose já esta em atraso deve-se procurar o serviço de saúde para regularizar tal situação.

Mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune.

Quem teve a doença do COVID 19, precisa aguardar 30 dias para fazer a vacina, mas o fato de ter tido a doença não exclui o dever de tomar a segunda a dose.

Muitas pessoas tiveram alguma reação vacinal desconfortável, como febre, calafrios, dor no corpo, dor de cabeça, mal estar. Tais reações são esperadas, principalmente na aplicação da vacina Astrazenica/Oxford, e por medo não querer fazer a segunda dose. Salientamos que é de extrema importância a aplicação da segunda dose, e que comparados aos benefícios, as reações, que na maioria das vezes são leves, se tornam irrelevantes. Vale também ressaltar que as reações sentidas na aplicação da primeira dose, podem nem se manifestar na segunda.

Fique atento, guarde sua carteirinha de vacinação, e quando chegar a sua vez, VACINE-SE!