Na simplicidade de uma decoração de delicados detalhes, um significado profundo. Assim pode ser definido a Osterbaum: Oster (Páscoa) e Baum (árvore) - Á Arvore de Páscoa – este ano construída por dezenas de estudantes das Escolas Multisseriadas de Sinimbu: Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental - Adolfo Boettcher, Emef Ipiranga, Emef Padre José de Anchieta, Emef Padre Manoel da Nóbrega e Emef Luiz Fredrich.
Mesmo com o ensino remoto, a criançada, com imponente apoio da família, vêm acolhendo de forma surpreendente as tarefas recebidas pelas Escolas e demonstrando muito empenho na realização das atividades. Prova disso foi a proposta de Páscoa encaminhada às famílias que consistiu em recolher um galho seco e enfeitá-lo com cascas de ovos, flores e, principalmente, com a criatividade de toda a família, o que remeteu a um trabalho artesanal e especial, feito em família.
Além de decorativa, a Osterbaum é um reflexo do espírito da Páscoa: os galhos secos representam tristeza, o sofrimento pela morte de Jesus, enquanto as cascas de ovos decoradas e flores simbolizam a vida por meio da Ressurreição. A Árvore da Páscoa é um símbolo de vida, de superação, de renascimento e de esperança, valores esses que merecem ser percebidos e valorizados em nossos dias. Além disso, “o ensejo dessa época pascal é maravilhar nossas crianças e fazermos coisas boas, criativas e envolventes, tornando esse momento especial em família”, frisam as professoras Sirlei Justimann, Carine Zanatta, Ires Stulp, Neldi Koehler, Isabel Borges e Vânia Meyer.