Secretaria de Saúde e Comitê Estratégico pedem atenção e colaboração da população

Publicado 12/08/2020 16:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Com oito casos da Covid-19 confirmados, população precisa respeitar as medidas de distanciamento e os protocolos sanitários.

O Município de Sinimbu, assim como diversos municípios do Rio Grande do Sul, iniciou a transmissão comunitária de Covid-19, positivando esta semana seis novos casos de Covid-19, tendo até hoje, dia 12, um total de oito casos confirmados da doença. Essa é uma curva ascendente esperada com a transmissão do vírus circulante. Diante desse panorama, o Comitê Estratégico de Sinimbu no combate a disseminação da Covid-19, esteve em reunião na manhã  de hoje, para estabelecer novas ações com objetivo  evitar o contágio da doença na população do município.

O Comitê salienta, em primeiro lugar, que a Covid-19, não tem cura até o momento e que os casos mais graves acometem idosos e pessoas com morbidades como diabetes, hipertensos, problemas respiratórios, entre outros. Todavia, toda e qualquer pessoa pode ser contaminada e desenvolver quadros leves e graves da doença.

A preocupação do Comitê neste momento é de evitar a contaminação das pessoas em larga escala, pois não é possível prever o agravamento dos casos e a necessidade da pessoa precisar de internação hospitalar e até mesmo uma internação em leito de UTI. “O que pode dificultar o tratamento desses casos, frente à limitação de leitos tanto em nosso município, como a nível Estadual, devido à superlotação que vem ocorrendo nos últimos dias na região. Por isso o Comitê adotou algumas orientações e ações para que isso não ocorra e vem a público solicitar a colaboração e a responsabilidade de cada um para que o município possa passar a fase mais crítica, garantindo a sua população todos os cuidados adequados aos que eventualmente contraírem a doença”, explica a enfermeira Kellen Nunes que esteve participando da reunião e integra a equipe que está a frente das ações de enfrentamento a pandemia na Secretaria de Saúde de Sinimbu.

FIQUEM ATENTOS

- Estão proibidas aglomerações em lugares públicos e privados, incluindo pontos turísticos sendo que novas ações em diversos pontos já estão programadas com o auxílio da Brigada Militar;

- Pacientes que estiverem em isolamento por SUSPEITA DE COVID-19, deverão permanecer em seus domicílios, com saída somente se o quadro de saúde exigir ir ao médico, sendo que deve assinar o termo ciente da situação e estando sujeito à denúncia a Brigada Militar, com lavramento de Boletim de Ocorrência em caso de descumprimento do isolamento domiciliar;

- Estabelecimentos comerciais devem seguir as regras de distanciamento social e higienização de ambientes;

- Não realizar festas, jantares, jogos de cartas, bingos e confraternizações nesse período de grande contaminação;

- Uso de máscara obrigatória em ambientes públicos e em domicílio quando houver pessoas com sintomas gripais;

Caso sejam identificadas irregularidades quanto a aglomerações e ao distanciamento social, a população pode denunciar de forma anônima nos seguintes telefones:

a) ambientes comerciais: a Secretaria Municipal de Saúde pelo fone: 3708-1115

b) ambientes públicos: A brigada Militar pelo fone 190.

Reunião do Comitê Estratégico foi realizada na manhã de hoje.