Emef Fátima promove semana de conversas através do projeto “Os Sonhos Antecedem as Conquistas”


Publicado 27/06/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

A Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora de Fátima, do Pinhal Santo Antônio, está realizando uma semana diferente. Desde segunda-feira, dia 24, convidados estão indo até a escola e contando suas histórias de vida. A semana de conversas integra o projeto “Os Sonhos Antecedem as Conquistas”.

O projeto envolve mais de 100 alunos dos anos finais da escola e a abertura da semana de conversas, na segunda-feira, contou com a presença de autoridades e convidados. A secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, e a coordenadora local do Pufv - Programa A União Faz a Vida – e assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Sinimbu, Anita Brandenburg, estiveram presentes e deixaram sua mensagem aos participantes do evento. Em seguida, foi realizada a primeira palestra da semana, a cargo do empresário sinimbuense Astor Bublitz.

Ao longo da semana, mais pessoas estiveram presentes no educandário, conversando com os alunos: os empresários Ezequiel Borges Leite e Amaro Lourenço dos Santos, gerentes da Serraria  Lourenço e Silva, da localidade de Pinhal Santo Antônio; Alcindo Moises da Rosa, ex-aluno, cobrador de ônibus e estudante de Letras; Adilson Schuenke, diretor da empresa Mil Letras, de Santa Cruz do Sul; Heloisa Suelen dos Reis Silveira, ex-aluna e estudante de Biologia na Univates; Bruno César Faller, proprietário de terras na comunidade, vereador de Santa Cruz do Sul e professor; Elisângela de Andrade, ex-aluna e hoje professora; e Vanderlei Fredrich, ex-aluno e empreendedor em Sinimbu. O ciclo de conversas termina amanhã, dia 28, com a presença de José Valmir dos Reis, ex-aluno, proprietário de terras na comunidade, coronel da Brigada Militar e comandante do Comando Regional do Vale do Rio Pardo.

Conforme os professores do educandário, envolvidos com o projeto, a semana de conversas tem a finalidade de integrar os diferentes profissionais no ambiente escolar, uma vez que todos eles tiveram sonhos e os realizaram. Além da semana de conversas com personalidades convidadas, o projeto prevê ainda outras atividades que devem ser desenvolvidas ao longo do ano, como uma palestra sobre Educação Financeira que já foi realizada no educandário, com o apoio da Sicredi de Sinimbu.

Essa palestra, assim como outras atividades e projetos desenvolvidos na escola contam com a assessoria pedagógica do Puvf, desenvolvido em Sinimbu em parceria com a Sicredi. A proposta do programa nas escolas é incentivar cada vez mais a metodologia de projetos na prática pedagógica dos professores.

 

Saiba mais
O projeto Os sonhos antecedem as conquistas começou no início do ano letivo. Muito mais do que arrecadar recursos para custear a viagem dos alunos do 6º ao 9º ano aos estádios Arena e Beira-Rio, a proposta trabalha diferentes subtemas dentro das disciplinas do currículo. Estão engajados nessa ação os educadores Graciela Dorfei Santarém (português); Sirlei Molz e Elisete Regina Groff (matemática); Ércio André Haag (geografia); Vanilise Vogt Wagner (ciências); Zalete de Oliveira (ensino religioso); Fábio Augusto Sfoggia Verardi (educação física) e Janaína Cinara Gomes da Siqueira (história).  A excursão para Porto Alegre está marcada para acontecer no dia 13 de setembro, com custo estimado de R$ 6 mil apenas para cobrir o transporte dos estudantes e professores, além de outras despesas, como ingressos nos estádios e alimentação. Quem tiver interesse em ajudar, pode fazer contato com a escola e/ou professores envolvidos no projeto.

Divulgação
Projeto está sendo desenvolvido com a assessoria pedagógica do Programa A União Faz a Vida.
Projeto está sendo desenvolvido com a assessoria pedagógica do Programa A União Faz a Vida.

Divulgação
Primeira palestra da semana foi com o empresário sinimbuense Astor Bublitz.
Primeira palestra da semana foi com o empresário sinimbuense Astor Bublitz.