Ontem, dia 7, foi iniciada a formação básica com os estudantes inscritos para participar da Cooperativa Escolar que será implantada, em outubro, na Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno. A formação foi realizada através do Puvf – Programa A União faz a Vida –, desenvolvido em parceria com a Sicredi.
O encontro formativo foi realizado com a assessoria do professor e mestre Everaldo Marini, de Nova Petrópolis. Os objetivos da formação foram Reforçar os fundamentos do cooperativismo, princípio e valores; Conhecer a História do Cooperativismo, das Cooperativas Escolares no RS, as regras de funcionamento – iniciar a construção do estatuto; Orientar para construção do nome e logomarca; Compreender a importância da organização e documentação de uma cooperativa escolar; Construção de atas, escolha de dois secretários para registro do encontro e análise de estatuto de uma cooperativa.
Além dos 26 estudantes, também participaram da formação o diretor da escola, o professor Rafael Schultz, orientador da nova Cooperativa; a assessora pedagógica da escola, professora Inês Wojahn; a colaboradora da Sicredi Sinimbu, Mara Werner; e a coordenadora local do Puvf, a professiora Anita Brandenburg, também integranre da Secretaria Municipal de Educação. Conforme Anita, estes encontros, que acontecerão ao longo do ano, trarão mais conhecimentos, mais desafios, mais laços de amizade e mais consciência da responsabilidade de cada um dentro de uma cooperativa escolar.
O que são as Cooperativas Escolares
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. O objetivo geral das Cooperativas Escolares é oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.
Currículo resumido do assessor
Professor e mestre Everaldo Marini: pesquisador e assessor de projetos relacionados às Cooperativas Escolares; mestre em Educação, especialista em Supervisão Educacional, especialista em História do Brasil e licenciado em Filosofia; qualificação especial em Cooperativas Escolares pela Universidade do Rosário –Argentina; professor da Escola Técnica Bom Pastor; orientador da Cooperativa Escolar Bom Pastor; ex-presidente da Cooperativa Escolar dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves; e membro da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.