Na tarde de sexta-feira, dia 15, o Cras – Centro de Referência em Assistência Social – de Sinimbu promoveu uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado no ginásio da escola Nossa Senhora da Glória e reuniu cerca de 250 pessoas.
A programação contou com a presença da prefeita Sandra Backes; secretário de Saúde e Bem Estar Social, Plínio Weigel; secretária de Educação, Mariane Panke; coordenadora do Cras, Patrícia Knod, vereador e representante do STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais –, Ruben Preuss; a assistente social do STR, Salete Faber, e a representante do jornal local, Caroline Vogt. “O evento foi ótimo e superou nossas expectativas. Tivemos um público bem além de nossa projeção, porém conseguimos contornar isso tudo e suprir as demandas necessárias. Agradeço de coração a cada um que se fez presente em nosso evento e abrilhantou ainda mais a nossa tarde. Estamos todas e todos de parabéns, desde a organização, a quem se apresentou e ao público presente. Agradeço também a minha equipe do Cras e da Secretaria da Saúde, a Prefeita, o secretário de Saúde, a secretária de Educação, as agentes comunitárias de saúde, a assessora de imprensa e todos que auxiliaram e trabalharam nesse evento, mostrando que a União prevalece e faz a diferença”, avalia a coordenadora do Cras de Sinimbu.
Durante a abertura, as autoridades ressaltaram a luta das mulheres por direitos iguais, bem como o a sua importância em meio a sociedade. Após, uma palestra sobre Feminicídio, com as psicólogas Suellen Fidelis e Angélica Wilke, foi apresentada. O objetivo foi conscientizar e orientar as mulheres sobre a importância de entender o que é o Feminicídio e denunciar quando ocorrer algum caso. A programação contou também com a apresentação de uma peça teatral com o grupo Envelhecentes, do Cieg de Rio Pardinho, e a apresentação de canções com o grupo da terceira idade Arte de Conviver.
HOMENAGEM ESPECIAL
Ainda durante a festividade, uma homenagem especial foi realizada para as mulheres fotografadas na exposição A Vida da Mulher no Campo: Trabalho de Inspiração. Com a presença da fotógrafa Estefani Jackisch, idealizadora do projeto, e da secretária Mariane, as mulheres foram homenageadas e receberam uma lembrança por sua participação na exposição, que contou com o apoio da Secretaria de Educação. Como lembrança e agradecimento às mulheres, a fotógrafa entregou a foto de cada mulher para cada uma das homenageadas.