Cooperativa Escolar Brotando da Terra realiza sua Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária

Publicado 07/12/2022 15:00
Assembleia foi realizada nas dependências da EMEF Guararapes na tarde de ontem.

Ocorreu na tarde de ontem, dia 6, nas dependências da EMEF Guararapes, em Linha Almeida, a assembleia geral extraordinária e ordinária da Cooperativa Escolar Brotando da Terra. Na ordem do dia, sob a presidência da estudante Fernanda Mueller Pranke, deliberou-se sobre a reforma e aprovação do Estatuto Social, prestação de contas relativas ao exercício da Cooperativa, compreendendo relatório da gestão, de cunho social, relatório financeiro, de caráter econômico, demonstrativo dos resultados, parecer do conselho fiscal, destinação dos resultados.

Além disso, também aconteceu a eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; autorização para o Conselho de Administração corrigir e validar a ata da Assembleia Geral e outros assuntos de interesse do quadro social. Posteriormente, foi apresentada a chapa 2022/2023, constituída pelo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, tendo como candidato a presidente o estudante William Maciel Strohm da Silva e a vice-presidente a estudante Poliana Anhaya dos Santos Brumm. e alunos; promoção de ações recreativas e esportivas aos estudantes; participação nos eventos da escola, a fim de fortalecer a integração na comunidade escolar. O plano foi aclamado pelos associados e a diretoria empossada com a concordância unânime dos cooperados.

Na ocasião, convidados pela Cooperativa Escolar, estiveram presentes a prefeita Sandra Backes; vice-prefeito Jackson Rabuske; Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo Heitor Petry; vice-presidente Pedro Thessing; Coordenadora de Programas Sociais Sicredi VRP Glaucia Cabral; Secretária de Educação, Cultura e Turismo Tânia Molz; coordenadora pedagógica Fátima Wink Bohnen; vereadores Ruben Preuss, Kelli Patrícia Fagundes Sackser e Lilian Carvalho; Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares Salete Faber; Gerente da Agência Sicredi Sinimbu Erceu Bohrz e colaboradora Letícia Wiesel, acompanhados pela conselheira administrativa Talita Wagner; Diretora da Escola Cláudia Bortolli e vice Lilian Martin; professores e demais profissionais da escola; presidente do Círculo dos Pais e Mestres, Dereni Matias da Silva e vice Euclides Miguel Mueller.

A professora orientadora da Cooperativa Bianca Tamara de Siqueira, em sua fala, evidenciou a intensidade de tarefas realizadas com êxito neste ano que finda e do desafio em coordenar a cooperativa a partir da metodologia da Cooperlândia, concentrando as atividades neste ano de retomada nos elementos que compõem a trilha de aprendizagem cooperativa – experiência, reflexão e avaliação, desenvolvendo os encontros semanais implementando ações aos estudantes cooperados tendo o seu protagonismo em evidência a partir de jogos: fica a dica e diário de aventuras. Ainda ressaltou ser a cooperativa escolar uma grandiosa oportunidade aos estudantes experienciarem inúmeras vivências na escola e fora dela, o que os faz crescer e se desenvolverem de forma integral.

Já Heitor Petry, presidente da SICREDI/VRP, emocionado com a atuação da Cooperativa Brotando da Terra afirmou ser este um trabalho realizado a muitas mãos e a Sicredi entende estar ajudando a fazer educação nas escolas nas quais as cooperativas escolares existem. Disse ainda que para isso a distância não é obstáculo, lembrando que a Cooperativa Brotando da Terra, criada em 2016, é a pioneira no Vale do Rio Pardo. A prefeita Sandra Backes parabenizou a escola pelo maravilhoso trabalho em desenvolvimento e agradeceu a parceria com a Sicredi, parceiro constante em projetos dessa grandeza no município de Sinimbu.