Secretaria de Saúde emite novo alerta sobre faltas em consultas


Publicado 01/12/2022 00:00
Atualizado 01/12/2022 15:04
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag


A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu está alertando novamente a comunidade sobre a importância de comparecer em consultas agendadas. As faltas a estes serviços acabam atrasando a fila de espera e gerando despesas aos cofres públicos.

Conforme a secretária Sinara Dhiel, as faltas são inúmeras e o prejuízo imenso. “O SUS paga por estas consultas e o profissional permanece ali, aguardando o paciente que não aparece. Porém, o principal efeito dessa abstenção diz respeito a fila de espera”, explica Sinara. “Quando um paciente falta a uma consulta agendada, está atrasando a fila de espera e tirando a vaga de outra pessoa, as vezes com grande urgência em sua demanda e que não consegue consultar antes pois precisa respeitar a fila de espera”, completa a secretária.

A equipe da Secretaria pede para que as pessoas comuniquem quando não conseguem comparecer. “Se a pessoa não consegue vir ou possui algum motivo de força maior, pedimos que nos avisem, pois dessa forma podemos convocar outra pessoa para essa consulta. Dessa forma podemos agilizar a fila de espera e também otimizar o tempo dos profissionais, bem como valorizar o dinheiro público investido pelo SUS nesses serviços”, finaliza Sinara.

Para cancelar ou desmarcar uma consulta, a comunidade deve fazer contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Consultas com psicóloga devem ser canceladas pelo telefone 3708 1165. Já as consultas com especialistas podem ser desmarcadas pelo telefone 3708 1315.