Jovens interessados em projeto de apoio a inseminação artificial tem até o dia 30 para se inscrever


Publicado 28/11/2022 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag
Aline Haag
Podem participar jovens de 16 a 29 anos, devidamente capacitados para a atividade de inseminação artificial e com certificação de inseminador
Podem participar jovens de 16 a 29 anos, devidamente capacitados para a atividade de inseminação artificial e com certificação de inseminador

A Secretaria de Agricultura de Sinimbu está recebendo inscrições, até o dia 30 de novembro, de jovens interessados em participar do projeto de apoio a inseminação artificial. Podem participar jovens de 16 a 29 anos, devidamente capacitados para a atividade de inseminação artificial e com certificação de inseminador.

Para se inscrever os jovens devem informar CPF, Inscrição Estadual, endereço, data de nascimento e o número de bovinos de leite e de corte cadastrados na propriedade que serão beneficiados com o equipamento de inseminação. O objetivo do programa é operacionalizar financiamento para a aquisição de itens necessários para a prática da inseminação artificial em bovinos com aptidão para produção de leite e carne (kit inseminação artificial).

Através do programa, será disponibilizado financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER no valor limite de até R$ 10 mil por beneficiário com recursos do projeto/atividade 6676 (Apoio ao Desenvolvimento do Leite e da Pecuária Familiar), conforme enquadramento das Disposições Aplicáveis aos Contratos de Financiamentos pelo FEAPER (Manual FEAPER 2021 e 2022). Essa linha de crédito se destina à pessoa física, possui bônus adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até três anos e amortização em até cinco anos para o contrato.

O kit para inseminação artificial objetivo para esta ação tem como base os seguintes itens: botijão 20 litros, aplicador de sêmen universal, estojo para inseminação artificial, pinça para palheta de inox anatômica 18 cm, cortador de palheta, termômetro digital, pacote de bainha, pacote de luvas descartáveis comuns e doses de sêmen aptidão leite ou corte. Reforça-se que será obrigatório que o produtor beneficiado apresente cópia do certificado de curso de inseminador artificial no momento da elaboração do projeto técnico. Caso algum jovem tenha interesse na inscrição e não possui o curso, basta entrar em contato com a Emater de Sinimbu para que o mesmo possa realizar o treinamento. Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Agricultura ou na Emater de Sinimbu.