Assinado contrato para implantação da Coleta Seletiva em Sinimbu

Publicado 22/09/2022 13:40
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Comunidade deverá ficar atenta aos roteiros e realizar a separação do lixo a partir de segunda-feira.

Contrato com a empresa H. A. Sehnen, responsável pela Coleta Seletiva, foi assinado na tarde de hoje, dia 22.

O Município de Sinimbu inicia na segunda-feira, dia 26, a Coleta Seletiva de lixo. A partir da data, toda comunidade deverá ficar atenta aos cronogramas de recolhimento dos resíduos e realizar a separação dos mesmos de acordo com o estipulado pela nova coleta. O contrato com a empresa H. A. Sehnen, responsável pela Coleta Seletiva, foi assinado na tarde de hoje, dia 22.

A implantação da Coleta Seletiva está a cargo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e busca garantir a adequação do Município a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir da data anunciada, toda comunidade será responsável por separar materiais recicláveis do lixo orgânico e colocar os resíduos para recolhimento de acordo com o cronograma divulgado (veja abaixo).

Vale lembrar que materiais como lixo eletrônico (televisões, rádios e computadores), pilhas e baterias e medicamentos não podem ser descartados junto com o lixo convencional. O Departamento de Meio Ambiente lembra que o Município possui campanhas permanentes para o recolhimento destes materiais. Da mesma forma, lembra sobre a responsabilidade de recolhimento de lâmpadas e pneus, os quais integram a política reversa, sendo o seu recolhimento é de responsabilidade de quem comercializa os respectivos produtos. Dúvidas sobre a coleta de lixo podem ser esclarecidas pelo telefone 3708 1280 ou diretamente com o setor responsável, junto a Prefeitura de Sinimbu.

Cronograma de Recolhimento

ROTAS REGULARES – LIXO ORGÂNICO/REJEITO

- TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS: Alto Sinimbu (até Industrial Boettcher), Sinimbu Baixo, Sinimbu Centro, Rio Pequeno (Frigorifico Schultz), Campo do Cruzeiro (Volta toda), Linha Inverno (escola), Linha Verão (escola), Linha São João (Struecker).

- TODAS AS SEXTAS-FEIRAS: Alto Sinimbu (Industrial Boettcher), Sinimbu Centro, Sinimbu Baixo, Linha Verão (Bar da Selma), Rio Pequeno (Frigorifico), Linha São João (Entrada Ferraz).

- 1ª SEGUNDA-FEIRA DO MÊS: Carlos Dopke/Campo Cruzeiro.

- 1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS: Cava Funda, Bela Vista, Linha Almeida, Estancia Schmidt (Estrada geral).

- 2ª SEXTA-FEIRA DO MÊS: Linha Inverno (Fischer), Entrada Przigodda (retorna), Paredão Felipe Nery, Escola Samuel Pinto Cortes, Pique do Paredão.

- 3ª SEXTA-FEIRA DO MÊS: Passo Bismarck até o CTG.

ROTAS REGULARES – LIXO RECICLÁVEL

- TODAS AS QUARTAS-FEIRAS: Sinimbu Centro, Alto Sinimbu (Industrial Boettcher), Linha Rio Grande (Wink), Entrada Desidério, Rio Pequeno (Frigorifico), Sinimbu Baixo, Linha Verão (Bar da Selma), São João (Struecker), Linha Primavera.

- 1ª QUARTA-FEIRA DO MÊS: Sede Wojahn até Casa Comercial Kuentzer e Silveira Martins.

- 4ª QUARTA-FEIRA DO MÊS: Entrada Wink até o Viradouro e Cerro do Baú.

- 1ª TERÇA-FEIRA DO MÊS: Linha Rio Branco, Linha Desidério, Salto do Rio Pardinho, Linha Pintado, Cerro da Mula, Cerro Branco, Linha Cinco, Linha 24 de Fevereiro (entrando no Elemar Jackisch, passando pelo Edécio Lange, indo até Teresa dos Santos e retornando via estrada geral até Astor Leopold).

- 2ª TERÇA-FEIRA DO MÊS: Linha Marcondes, Linha Branca, Entrada Gamelão (até o Lelinho), Linha Pinhal, Linha Carvalho, Água Fria, Linha da Grama (Comunidade), Barra de Ferro (Propriedade de Adilson Schünke).

- 3ª TERÇA-FEIRA DO MÊS: Alto Rio Pequeno (Até o Lauri Back), Linha Evaristo, Linha Almeida (Cantão propriedade de Zé Santaren), Estância do Meio, Entrada Greiner (Propriedade de Raul Helfer), Estância Schimidt.

- 4ª TERÇA-FEIRA DO MÊS: Linha Inverno (Fischer), Entrada Przigodda (retorna), Paredão Felipe Nery, Escola Samuel Pinto Cortes, Linha Verão, Linha Cinco, Linha Pinhal, Linha da Serra, Cerro do Baú.

Entendendo o lixo

- Lixo Reciclável: papel/papelão, embalagens tetra pack; plástico (garrafas PET, sacolas, embalagens de materiais de limpeza, utensílios e talheres de plástico, etc), metais (latinhas de refrigerante, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, latas, etc), isopor e vidros de embalagens.

- Lixo Orgânico/Rejeito: cascas, restos e comida, sementes e materiais não recicláveis (materiais de higiene pessoal, fraldas, toalhas de papel, bituca de cigarro, embalagens metalizadas, cinzas, esponjas usadas, ect).