Setembro Amarelo: atividades buscaram conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental


Publicado 22/09/2022 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag
Aline Haag
Caminhada com balões buscou conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.
Caminhada com balões buscou conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

Conhecido como Setembro Amarelo, o mês de setembro busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Atividades diferenciadas foram realizadas nos últimos dias buscando capacitar profissionais, divulgar a campanha e sensibilizar a comunidade sobre a importância do tema.

No dia 13, uma caminhada com balões percorreu um trajeto do centro do Município com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Dentro dos balões foram depositados pensamentos e energias positivas e, posteriormente, os mesmos foram entregues para os alunos da Emei Criança Feliz e pessoas da comunidade. Cerca de 35 alunos da Emef Nossa Senhora da Glória participaram da atividade.

Já no dia 14 ocorreu mais uma edição do Cinema com Pipoca, com a exibição do filme “O Lado Bom da Vida”. No dia 15 uma oficina de confecção de pomadas terapêuticas de calêndula e alecrim, junto ao pavilhão da Comunidade Católica, reuniu a comunidade, agente de saúde e psicóloga.

A programação contou ainda com uma Roda de Conversa entre agentes comunitários de saúde e psicóloga Stéfanni Vargas no dia 16, abordando a importância da saúde mental, identificação do sofrimento psíquico, sinais de risco e intervenção, situações nas quais os agentes de saúde poderão identificar os sinais e buscar auxiliar a comunidade. Na oportunidade também foram realizadas sessões de auriculoterapia.

A programação encerrou na segunda-feira, dia 19, com a capacitação dos profissionais da saúde, incluindo equipe da Secretaria de Saúde, CRAS, Conselho Tutelar e Hospital beneficente Sinimbu. Durante a atividade, o grupo conversou sobre informações relevantes nos critérios de gravidade e manejo do risco, observando-se uma crescente demanda de casos de sofrimento psíquico na população das mais diversas faixas etárias, inclusive com tentativas de suicídio e automutilação e consequentemente, o aumento pela procura de atendimento nos serviços de saúde mental e nos demais serviços da rede pública.

Conforme a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, as atividades foram de extrema importância para a campanha, pois proporcionaram troca de experiências e agregaram conhecimento. “É através de atividades como estas que buscamos melhorar o atendimento da nossa comunidade e alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Temos uma equipe preparada e capacitada para atender a população e estamos a disposição para ajudar. Se você não está passando por momentos tranquilos, está sofrendo ou conhece alguém nessa situação, busque ajuda e apoio. Cuidar da saúde mental é cuidar da nossa vida”, finaliza a secretária.

Aline Haag
Roda de Conversa entre agentes comunitários de saúde e psicóloga abordou a importância da saúde mental e a identificação do sofrimento psíquico.
Roda de Conversa entre agentes comunitários de saúde e psicóloga abordou a importância da saúde mental e a identificação do sofrimento psíquico.

Aline Haag
Profissionais de saúde participaram de capacitação sobre o tema.
Profissionais de saúde participaram de capacitação sobre o tema.