Prefeita Sandra participa da criação da Comissão de Municípios que tratará dos Coeficientes do FPM no Estado

Publicado 24/05/2022 16:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento
Divulgação
Reunião da Comissão de Municípios que tratará dos Coeficientes do com o IBGE está acontecendo neste momento em Porto Alegre.

A Prefeita Sandra Backes e o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente Félix Weis, participam nesse momento da reunião da Comissão de Municípios que tratará dos Coeficientes do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – com o IBGE. A reunião e a formação da comissão foi solicitada pela prefeita Sandra à Famurs - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – e reúne representantes do IBGE e prefeitos de outros 15 municípios do Estado, que estão com o coeficiente do FPM congelados, força da lei complementar nº 165, de 03 de janeiro de 2019, até a realização do novo Censo Populacional do IBGE previsto para agosto de 2022.

A Administração Municipal busca, desde 2017, evitar a queda no repasse de recursos do FPM. No atual formato de distribuição dos recursos, com a realização do Censo, Sinimbu deve perder cerca de R$ 3 milhões por ano. “O que buscamos é a distribuição justa e pelo número real de habitantes em cada Município. Não é justo, os municípios com 10 ou 9 mil habitantes receberem do Fundo de Participação dos Municípios, valor igual aos que tem 2 ou 3 mil habitantes. Estamos pedindo apoio nessa causa, visando um rateio de recursos justo, através do qual os maiores beneficiados serão a população. A criação de uma Comissão se faz necessária para buscar ações conjuntas que possam evitar as perdas financeiras”, detalha a prefeita.