Sinimbu amplia o trabalho de Vigilância em Saúde com Agente de Endemias

Publicado 21/10/2021 15:00
Atualizado 21/10/2021 15:51
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

O Município de Sinimbu está ampliando o trabalho de Vigilância em Saúde acrescendo o novo profissional de Agente de Endemias. A profissional Helena Luisa Mueller atuará no ambito municipal auxiliando a equipe da saúde no controle de doenças endêmicas, tais como a Dengue e Febre Amarela, além de outras que causam problemas na saúde pública do município.

A profissional passou por seleção pública e começou suas atividades no mês de setembro onde recebeu capacitação teórica e prática sobre o desenvolvimento de seu trabalho. Ontem, dia 20, recebeu mais um treinamento prático junto ao profissional responsável pela Vigilância de Endemias da 13ª Coordenadoria de Saúde, Luis Fabiano Casseres, especionando pontos estratégicos e domicílios dos municípicio a fim de indentificar focos de possíveis vetores de doenças.

A Secretaria de Saúde pede a acolaboração da comunidade para facilitar o acesso da profissional em suas residências e estabelecimentos para o cumprimento de sua tividade, tanto no setor público como privado. A comunidade ainda pode fazer denúnias identificadas no território do município sobre criadouros de larvas de insetos e de propagação de doenças. As denúncias devem ser encaminhadas para a Secretraria de Saúde e Bem Estar Social, através do telefone 3708 1232.

Sobre o trabalho de um Agente de Endemias

Um ACE - Agente de Combate a Endemias - tem como obrigação básica: descobrir focos, destruir e evitar a formação de criadouros, impedir a reprodução de focos, vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção cuidados de caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas e inseticidas, essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças. As atribuições do profissional ACE estão regulamentas pela Lei 11.350, de 05 de outubro de 2006: Art. 4° “O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado”.

Os agentes trabalham em contato direto com a população, podendo contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Atribuições no combate aos vetores:

• Realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento e descobrimento de focos nos imóveis.

• Realizar a eliminação de criadouros, tendo como método remoção, destruição e vedação.

• Aplicar larvicidas em focos.

• Orientar a população de como evitar a proliferação dos vetores.

• Manter atualizado os cadastros dos imóveis.

• Registrar as informações das atividades.

Divulgação
Helena Luisa Mueller passou por processo seletivo e recebeu capacitações, inclusive junto ao profissional responsável pela Vigilância de Endemias da 13ª Coordenadoria de Saúde, Luis Fabiano Casseres.