Cadastro de animais inicia hoje

Publicado 18/01/2021 00:00
Atualizado 19/01/2021 14:51
Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

A Secretaria de Agricultura de Sinimbu, através da Inspetoria Veterinária, está dando início hoje, dia 18, ao prazo de Declaração Anual do Rebanho, popularmente conhecido como cadastro de animais. Todos os produtores rurais do município que possuem animais em suas propriedades devem vir até a Secretaria para realizar o cadastro. A Declaração deverá ser feita até o dia 31 de maio na Secretaria de Agricultura, junto a prefeitura de Sinimbu, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 16h30.

No caso de bovinos e bubalinos, é necessária a lista com a quantidade exata de animais existentes, idade e sexo dos mesmos. Também devem fazer a declaração os produtores de caprinos, equinos, suínos e aves, integrados de empresas ou independentes. A declaração anual de rebanho é obrigatória uma vez a cada ano, pois é também a forma de se ter um levantamento do perfil agropecuário no município e estado. O produtor que não fizer a declaração do rebanho, além de ficar com pendência junto ao serviço oficial veterinário, está sujeito à multa, além de ficar impossibilitado de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), tanto para Bovinos, Suínos e Aves.

A declaração pode ser feita no Posto de Inspetoria Veterinária de Sinimbu, junto a Secretaria da Agricultura. São necessários os documentos da propriedade, para a conferência de dados, CPF e RG do titular e a relação completa de todos os animais na propriedade. O produtor também pode atualizar os seus saldos de nascimentos, mortes e baixas de animais para consumo próprio. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3708 1313 ou 3708 1280.