Professores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino iniciam o ano letivo com formações

Publicado 13/02/2020 00:00

Semana com atividades intensas encerra amanhã, quando os educadores se reúnem em suas escolas para preparar o retorno dos alunos, que ocorre na próxima semana.

Os professores das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – da rede municipal de ensino, acompanhados das equipes diretivas e assessores pedagógicos, estão passando por uma semana intensa de atividades de formação e preparação do ano letivo 2020. As atividades iniciaram na segunda-feira e terminam amanhã, dia 14, quando os educadores se reúnem em suas escolas para finalizar a preparação do ambiente escolar para a chegada dos alunos. Os cerca de 900 alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino iniciam as aulas na próxima segunda-feira, dia 17.

Na segunda-feira, dia 10, os professores já participaram de reuniões em suas respectivas escolas, organizadas pela equipe diretiva de cada educandário. Já na terça-feira, dia 11, ocorreu a recepção de todos os educadores e equipes diretivas das Emefs na Câmara de Vereadores. A recepção aconteceu acompanhada de uma formação com a formadora e também secretária de Educação de Venâncio Aires, Alice Theis. Além disso, o dia também foi marcado pela entrega oficial dos documentos construídos em 2019: o DOM (Documento Orientador Municipal), Regimento Escolar e os PPPs (Projeto Político Pedagógico) de cada escola, aprovados pela mantenedora.

Alice fez sua fala voltada para os desafios e responsabilidades do professor e das equipes diretivas no dia a dia da escola tendo como referência a legislação vigente, o regimento escolar, a BNCC, o RCG e o DOM. Conforme a Secretaria de Educação de Sinimbu, a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, o Referencial Curricular Gaúcho, homologado em 2018 e o Documento Orientador Municipal, homologado em 2019, que também servirá como Plano de Estudos da rede municipal, trazem aspectos centrais que nos convidam a problematizar os caminhos da educação, a aguçar o olhar para o passado, a analisar o tempo presente e a pautar a educação do amanhã.

Ontem, dia 12, a programação de atividades continuou com os professores da pré-escola e do 1º, 2º e 3º anos e os assessores pedagógicos, que participaram de uma formação específica, através do Programa a União faz a Vida – Sicredi, Secretaria Municipal de Educação e Greta Consultoria. Na mesma data, os demais professores realizam atividades em suas escolas.

Durante a formação dos professores dos anos iniciais e pré-escola, a facilitadora Josileni Tomazi desenvolveu a “Oficina Pareceres Descritos e a Metodologia de Projetos”. As atividades tiveram como objetivo: Integrar e conhecer melhor os colegas do grupo de professores; Participar de momentos de sensibilização relacionando a elaboração de pareceres descritivos com a observação, olhar atento e escuta sensível; Perceber que a elaboração de pareceres descritivos requer registros diários e linguagem adequada representando a aprendizagem da criança; e Conversar sobre diferentes possibilidades de registro no portfólio e sobre a necessidade de representar o processo de aprendizagem.

Hoje, dia 13, quem participa de formação através do Programa a União faz a Vida – Sicredi, Secretaria Municipal de Educação e Greta Consultoria são os professores do 4º ao 9º ano, equipes diretivas e assessores pedagógicos, sendo que os demais, novamente realizam atividades em seus educandários.  A formação está sendo conduzida pelos facilitadores Rosângela de Cássia Comassetto Pedroso e Eduardo Carneiro e tem como objetivo: Refletir sobre as mudanças necessárias à prática pedagógica a partir dos marcos legais que orientam a política educacional; e Vivenciar possibilidades de metodologias ativas como estratégia didática possível de implementar no ensino fundamental.

As atividades de formação e preparação do ano letivo de 2020 serão concluídas amanhã, dia 14, em cada escola com a organização e coordenação das equipes diretivas. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a semana de formações está sendo intensa e de grande aprendizado para todos os educadores. Cabe ressaltar que participar dessas atividades é um direito dos professores e equipes diretivas, bem como um dever, visando melhorar cada vez mais o trabalho em sala de aula.

Formações fazem parte das atividades preparatórias para o início do ano letivo, visando melhorar cada vez mais o trabalho em sala de aula.

Entrega oficial do Documento Orientador Municipal, Regimento Escolar e os Projetos Políticos Pedagógicos de cada escola, aprovados pela mantenedora, ocorreu na terça-feira.