Prefeita Sandra e secretário de Agricultura de Sinimbu estiveram na reunião da Famurs que tratou dos impactos da Estiagem no Estado

Publicado 14/01/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Representantes de diversos municípios do Estado, que decretaram Situação de Emergência, estiveram em Porto Alegre na quinta-feira, dia 9, participando de uma reunião sobre a situação de emergência ocasionada pela Estiagem. Sinimbu esteve representado no evento promovido pela Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, através da prefeita Sandra Backes e o secretário Municipal de Agricultura, César Zitzke.

Durante a reunião, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Defesa Civil e Federações parceiras apresentaram dados sobre a estiagem no Estado, frisando que o prejuízo nos municípios soma milhões. Conforme a Famurs, as perdas na agricultura, por exemplo, terão impacto na economia de todo o Estado.

Ao final da reunião, um grupo de trabalho foi formado para elaboração de um documento de nível estadual que deve ser entregue nos próximos dias a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Com a pressão dos prefeitos, foi realizada uma nova reunião ontem, dia 13. Nessa reunião, as entidades e os representantes dos municípios que formaram o grupo de trabalho, elaboraram de forma conjunta esse documento com os encaminhamentos do Estado”, destaca a prefeita. “Cabe ressaltar que nós reforçamos junto ao Estado e a Famurs sobre os prejuízos que nosso município está tendo com a Estiagem. Mesmo que a chuva volte a ocorrer com mais frequência, as perdas na agricultura não se recuperam mais. Conforme o levantamento feito, as perdas somam mais de R$ 35 milhões em Sinimbu, o que representa praticamente todo o orçamento para 2020”, finaliza Sandra.

Divulgação
Representantes de diversos municípios do Estado estiveram em Porto Alegre na quinta-feira, dia 9.