Sinimbu ainda conta com doses de vacina contra o sarampo

Publicado 05/12/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Crianças e adultos de 20 a 29 anos, que não conferiram o seu esquema vacinal, devem procurar os Postos de Saúde para fazer a vacina, caso seja necessário.

O município de Sinimbu, assim como as demais cidades brasileiras, participou durante o mês de novembro da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Dividida em duas fases, em um primeiro momento a campanha esteve focada em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já na segunda fase a vacina foi ofertada aos adultos de 20 a 29 anos. Porém, em decorrência do surto da doença que acomete o País, foi indicado que toda a população procurasse as unidades de saúde afim de verificar o registro vacinal e consequentemente se estavam imunizados para a doença.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, o Ministério da Saúde se concentrou nessas duas faixas etárias porque as taxas de vacinação são especialmente baixas nos integrantes dessa turma e o esquema de aplicação era diferente (e menos eficaz) quando eles nasceram. Em Sinimbu, a cobertura vacinal para crianças de seis meses a 11 meses de idade está em 130%. Já a cobertura em crianças de um ano a dois anos está em 125%, sendo que pelo calendário nacional de vacinação em vigor, o esquema completo de doses de sarampo se dá aos 15 meses de idade.

Segundo o secretário de Saúde de Sinimbu, Plínio Weigel, durante a campanha Sinimbu registrou baixa adesão dos munícipes. “Acredita-se pelo fato de que as nossas coberturas vacinais estejam dentro do esperado”, detalha. “Porém, o mesmo não se pode confirmar para adultos jovens, de 20 a 29 anos, já que não existem dados de monitoramento vacinal desde que nasceram. Para tanto era necessário que os mesmos se dirigissem ás unidades para verificação do estado vacinal pelos profissionais, o que não foi feito”, completa Plínio.

Desta forma, o município ainda conta com doses de vacina para aqueles que procurarem as unidades, tendo em vista que esta foi uma campanha de intensificação. Ou seja, são doses que são esperadas a aplicação dentro do calendário nacional de vacinação. “Pedimos para que toda comunidade procure o seu Posto de Saúde e leve a carteira de vacinação, para que possamos conferir o esquema vacinal”, finaliza Plínio.

Sobre o sarampo

O que é:

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacina é a única medida preventiva eficaz contra o sarampo. No entanto, se você já é um caso suspeito, é importante reduzir o risco de espalhar a infecção para outras pessoas. Para isso, deve evitar o trabalho ou escola por pelo menos quatro dias a partir de quando desenvolveu a primeira mancha vermelha, além de evitar o contato com pessoas que são as mais vulneráveis à infecção, como crianças pequenas e mulheres grávidas, enquanto estiver doente.

Prevenção:

Medidas de prevenção de doenças de transmissão respiratória também são válidas, como: limpeza regular de superfícies, isolamento domiciliar voluntário em casa após o atendimento médico, medidas de distanciamento social em locais de atendimento de pessoas potencialmente doentes, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, uso de lenços descartáveis e higiene das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel.

Sinais e sintomas:

São sinais e sintomas da doença: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Quem deve se vacinar?

- Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra).

- Primeira dose:  crianças que completarem 12 meses (um ano).

- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre um e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De um a 29 anos - são necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos - apenas uma dose.