Comdica já está recebendo doações do Importo de Renda 2020

Publicado 04/12/2019 00:00
Atualizado 04/12/2019 16:56
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Até 6% do Imposto pode ser doado para o Conselho até o final deste mês.

A comunidade sinimbuense que deseja ajudar o próximo através do seu IR - Imposto de Renda - deve ficar atenta. Até o final deste mês é possível doar até 6% do Imposto para o Comdica - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para saber o valor exato da doação, o contribuinte deve se basear no valor do IR pago nos últimos anos e descontar os 6% desse total.

Vale lembrar que para doar os 6%, a destinação do valor deve ser feita ainda este mês. A partir de fevereiro, as doações também podem ser feitas, mas apenas o equivalente a 3%.

Ainda que o valor seja depositado de forma antecipada, quando o período da declaração começar, será possível fazer a compensação, pois no final do processo de doação, o contribuinte recebe um documento que deverá guardar para utilizar na declaração depois.

Mais informações sobre a forma em que estas doações podem ser feitas, podem ser obtidas em escritórios de contabilidade ou com pessoas que fazem essas declarações. O importante é ficar atento ao prazo e pedir para que a sua doação seja feita a entidade escolhida e desejada.

Passo-a-passo

1 - Verifique na declaração do ano anterior se a forma utilizada foi a completa. Se sim, confira qual foi o valor do Imposto de Renda devido (aba Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto), que deve ser mais ou menos o mesmo.
2 - Aplique 6% sobre esse valor.
3- Faça o depósito ou transferência para a conta-corrente do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente (entre em contato com seu contador e com a Cras de Sinimbu para saber como destinar corretamente o recurso).
4 - Encaminhe comprovante do depósito/transferência para o Comdica (Verifique qual a melhor forma, se por e-mail ou pessoalmente). Obs: nessa etapa você também pode enviar o comprovante para a entidade de preferência e solicitar que eles encaminhem ao Conselho de referência.
5 - Após entregar o comprovante de depósito, retire na sede do Comdica um documento para utilizar quando fizer a declaração.
6 - Na hora de declarar – de março até o último dia útil de abril – preencha o valor doado na aba “Pagamento e doações feitas”. Pronto, você ajudou uma entidade.