Sinimbu também está na campanha do Setembro Amarelo

Publicado 12/09/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, também está realizando ações relacionadas ao Setembro Amarelo. Ao longo deste mês, o objetivo é alertar a comunidade a valorização da vida e a prevenção do suicídio.

Conforme a Secretaria, ações de sensibilização da população sobre a temática estão sendo desenvolvidas, através de rodas de conversa nos grupos e com profissionais da saúde, como os Agentes Comunitários de Saúde, com distribuição de material informativo com orientação e contatos de serviços de apoio, além de enfeites de cuia confeccionados pela equipe do NAAB e em parceria com os grupos que acontecem no Posto de Saúde Central. Nas atividades realizadas também estão sendo promovidos espaços de discussão sobre valorização da vida, onde os participantes estão contribuindo com opiniões e reflexões sobre o seguinte questionamento: “O que te motiva a viver?” Estas reflexões constituirão um painel interativo que ficará exposto na unidade de saúde.

Também ocorreu ontem, dia 11, o Seminário Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, promovido pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O evento contou com participação da psicóloga Angélica Wilke, convidada para compor a mesa redonda intitulada “Estratégias para Promoção de Vida: Construindo o trabalho em rede”. Na ocasião, foi apresentado ao público as ações realizadas com os adolescentes de escolas municipais de Sinimbu, onde ocorrem atividades de promoção da saúde e qualidade de vida, com enfoque na Saúde Mental dos jovens.

O que é?

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito do problema no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Desde 2014, a campanha é realizada no mês de setembro, já que no dia 10/09 é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Segundo estimativas oficias do Ministério da Saúde, pelo menos 32 brasileiros cometem suicídio a cada dia, o que exige uma atenção especial dos profissionais da saúde, educação, assistência social, dentre outros setores.

Divulgação
Ações diversas estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de prevenir o suicídio.