Sinimbu participará de evento sobre troca de sementes e mudas e mostra de agroindústrias

Publicado 25/06/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

O município de Sinimbu, através da Emater, está organizando a participação da comunidade local no 4º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas e 4º Mostra de Agroindústrias Familiares. O evento acontece no dia 10 de julho, no salão paroquial em Passo do Sobrado.

Conforme a Emater, será disponibilizado ônibus aos interessados em participar da programação. As inscrições devem ser feitas diretamente no escritório da Emater. A saída do ônibus está marcada para às 7h30.

PROGRAMAÇÃO

O 4º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas e 4º Mostra de Agroindústrias Familiares no dia 10 de julho terá início às 8h30, com recepção e café. Às 8h50, integrantes da Efasc – Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – realização uma mística, seguida da abertura oficial.

Às 9h30 acontece a palestra “Qualidade nutricional do milho crioulo na alimentação humana”, ministrada pela doutora Patrícia Medianeira Grigoletto Londero, da Universidade Federal de Santa Maria, Em seguida, os Guardiões de Sementes Crioulas e Emater/RS-Ascar de Ibarama realizam a palestra “Viabilidade econômica da produção de sementes crioulas”.

A programação continua com os relatos de experiências “Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas da Cooperfumos”, com o engenheiro agrônomo Josuan Sturbelle Schiavon, e “Sementes Crioulas”, com o agricultor Reinaldo Rodrigues.

Às 11h45 a programação prevê uma apresentação artística, seguida do almoço e da abertura da Feira de Troca de Sementes e Comercialização. Ainda na parte da tarde serão realizadas oficinas sobre “Secagem e armazenagem de grãos”, com Josemar Parise da Emater/RS-Ascar e Alceu Arenhard, da Wilpa Equipamentos; “Controle Biológico”, com Djeimi e Maikel Emater/RS-Ascar; e “Biodiversidade no prato: utilização de PANCS na alimentação", com a professora da Escola Família Agrícola de Vale do Sol, Cláudia da Rosa Gonçalves. O encerramento da programação está marcado para às 15h30.