Dia D da BNCC mobilizou os professores em Sinimbu

Publicado 19/06/2019 13:00

Documento Orientador Municipal está sendo construído de acordo com o componente curricular.

Professores da rede municipal e estadual de ensino de Sinimbu estiveram reunidos na segunda-feira, dia 17, para a 2ª edição do Dia D de estudo da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A mobilização serviu para a construção do Documento Orientador Municipal, de acordo com o componente curricular, sendo que o estudo deve ser concluído nos próximos meses.

Conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu todos os professores estiveram reunidos na Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops de acordo com o componente curricular: Português, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Geografia, História, Ciências E Educação Infantil. Os grupos discutiram e debateram ao longo do dia, tendo por base o documento do Referencial Curricular Gaúcho para a construção do Documento Orientador Municipal, especificamente o acréscimo das habilidades do território municipal.

Os debates foram coordenados pela Comissão Coordenadora de Construção do Documento Orientador Municipal, formada por representantes das redes municipais e estadual de ensino de Sinimbu (veja abaixo). Essa comissão é responsável pela coordenação do processo de construção do Documento Orientador Municipal, elaboração do cronograma de trabalho, organização dos momentos de estudos, sistematização e redação do documento final.

Vale lembrar que o Dia D foi pensado para ser um momento de estudos e reflexões sobre a BNCC e o RCG – Referencial Curricular Gaúcho –, considerando as realidades vivenciadas por docentes e gestores. A prática da docência torna necessária a formação e estudo constante - um direito de todo (a) professor (a) que precisa ser garantido pelo Estado e, ao mesmo tempo, um dever de todo (a) professor (a) para que possa aperfeiçoar sua prática docente e se apropriar de novas possibilidades pedagógicas e tecnologias que possibilitam elevar a realização profissional e a qualidade do ensino, permitindo que novas práticas possam ser transformadoras da realidade.

Comissão Coordenadora de  Construção do Documento Orientador Municipal:

- Coordenadores Gerais do DOM

Mariane Werner Panke – Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo;

Dirse Madalena Backes – Rede Estadual;

Sandra Regina de Lima – Presidente do Conselho Municipal de Educação.

- Coordenadores/Redatores – Componente Curricular

Língua Portuguesa: Anita Ana Weigel Brandenburg - Rede Municipal; Ingrid Waechter Kanitz - Rede Municipal;

Artes: Janete Simoni Froemming/Rede Estadual;

Educação Física: Iolanda Elisabeth Rodrigues/Rede Municipal e Estadual;

História: Sandra Regina de Lima – Rede Municipal e Estadual;

Geografia: Eliane Jackisch Weigel – Rede Municipal;

Matemática: Ani Cristina Vogt Staub – Rede Municipal; Daniel Meurer – Rede Municipal;

Ciências da Natureza: Inês Wojahn – Rede Municipal

Língua Inglesa: Graziella Franco Souza – Rede Estadual

Ensino Religioso: Eloci Armani dos Santos – Rede Municipal

Educação Infantil: Daiane Inês Rech – Rede Municipal; Elisângela Schoenherr – Rede Municipal;

Grupos discutiram e debateram, tendo por base o Referencial Curricular Gaúcho para a construção do Documento Orientador Municipal, especificamente o acréscimo das habilidades do território municipal.