Alunos de Sinimbu participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado 23/05/2019 00:00

Mais de 430 alunos realizaram as provas aplicadas na terça-feira, dia 21, em todas as escolas públicas do país.

O município de Sinimbu também participou da 1ª fase da 15ª OBMEP – Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – deste ano. As provas foram aplicadas na terça-feira, dia 21, e mais de 430 alunos responderam as 20 questões, com três níveis diferentes, dependendo do grau de escolaridade, nas Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, Guararapes, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima.

Conforme dados da direção da Emef Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, no educandário 53 alunos realizaram a prova, sendo que 28 alunos responderam as questões do nível 1 e 25 do nível 2. A participação na Obmep na escola – que todos os anos participa da Olimpíada - é coordenada pela professora de Matemática Zeni Teresinha Kopp.

Sob orientação do professor de Matemática Daniel Meurer, 43 alunos das turmas do 6º ao 9º ano da Emef Guararapes, da Linha Almeida, também realizaram a prova. Conforme a direção, a escola participa da Obmep desde o ano de 2007, sendo que em 2018 o educandário se destacou recebendo duas menções honrosas. Foram premiados no ano passado os alunos Gabriel Pappen da Silva e Bruna Taís Fischer.

Na Emef Nossa Senhora de Fátima, que também participa da Olimpíada desde a sua primeira edição, 122 alunos estiveram inscritos para a realização da prova. Porém, devido a chuva que ocasionou a não vinda de alguns alunos, apenas 86 responderam as questões. A participação na Obmep da escola do Pinhal Santo Antônio foi coordenada pela professora Elisete Groff.

No centro de Sinimbu, na Emef Nossa Senhora da Glória, as professoras Rosália Henn, Maria Stulp da Silva e Ires Stulp coordenaram a participação de cerca de 220 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O educandário, que também vem participando da Obmep desde a sua primeira edição, também já conta com alunos premiados na Olimpíada. Conforme assessoria pedagógica da escola, em 2018, o aluno Douglas Rafael Spengler, estudante do 9º Ano A recebeu menção honrosa, na Obmep.

Sobre a Obmep

Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é destinada a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A olimpíada objetiva contribuir para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A Primeira Fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2019 ocorreu nesta terça-feira (21) em mais de 54 mil instituições de ensino de todo o país. Nesta primeira etapa, mais de 18,1 milhões de estudantes de 99,71% dos municipios estão inscritos para a prova. Cada uma das 54.830 escolas participantes – número recorde de unidades de ensino inscritas – aplicará e corrigirá as provas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os concorrentes tiveram duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Nível 3 (estudantes do Ensino Médio). Os alunos classificados nesta etapa farão a prova da Segunda Fase, em 28 de setembro.

A Obmep premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para 3 de dezembro. “A prova da Obmep permite detectar alunos com talento para a Matemática. Uma premiação na olimpíada abre portas. A participação nos programas de iniciação científica, por exemplo, onde o jovem tem contato com colegas com aptidões, interesses e ambições semelhantes”, observa o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim.

Obs.: Veja mais fotos na Galeria de Imagens.

Provas foram aplicadas na terça-feira, dia 21, nas dependências das escolas Carlos Boettcher Filho, Guararapes, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima.