Smect promoveu formação com palestras

Publicado 13/02/2019 23:00
Atualizado 15/02/2019 07:14

Atividades realizadas hoje, dia 14, reuniram professores, equipes diretivas, secretários, serventes e estagiários das escolas municipais das Escolas de Ensino Fundamental.

A Smect – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – de Sinimbu promoveu hoje, dia 14, um dia de formação para os professores, equipes diretivas, secretários, serventes e estagiários das escolas municipais das Escolas de Ensino Fundamental. As atividades foram realizada na Câmara de Vereadores e contaram com música, palestra, lançamento de um projeto novo e muito mais.

No início da formação, a secretária de Educação Mariane Panke destacou que o início do ano letivo é mais um desafio que as equipes das escolas terão pela frente. Mariane ressaltou o trabalho da sua equipe na Smect e disse que o foco de todos, Secretaria e equipes das escolas, será mais uma vez o aluno e a sua aprendizagem. “Continuem deixando uma marca positiva na mente dos alunos”, disse a secretária, antes de encerrar contando a história “Qual a cor do amor”.

A prefeita Sandra Backes também esteve presente e frisou que a educação é um trabalho em conjunto, entre escola e famílias. “Precisa haver sintonia entre a escola e os familiares dos alunos. O amor está em tudo que a gente faz e quando fazemos com amor, tudo dá certo”, frisou a prefeita, desejando a todos um bom ano letivo.

Em seguida, o integrante da Smec e responsável pela elaboração de projetos na Secretaria, Lucas Hinterholz, apresentou o projeto Geladeira Literária. Através desse projeto, a Secretaria visa incentivar o hábito de leitura na comunidade local (veja abaixo). Lucas também participou cantando algumas canções para os participantes da formação.

PALESTRAS

Na parte da manhã, a palestra ficou por conta de Roger Castro, mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, contador de histórias e animador cultural no Grupo Vivandeiros da Alegria. Ele trouxe para a formação a Dona Literata, uma palestra show de aula. A apresentação serviu de suporte para falar dos problemas e das soluções que a Dona Literária, uma jovem senhora, professora, aposentada, encontrou durante a caminhada profissional. Com um jeito diferente de prender a atenção do público, o palestrante deu dicas de como uma educadora pode tornar uma simples aula em um momento único na vida de cada aluno.

Já na parte da tarde, a palestra foi de Pablo Morenno, músico, editor e escritor de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, e com 13 livros publicados. Pablo apresentou a palestra show “Educação e afeto-o professor e suas emoções no mundo da escola e seus conflitos”. Em seguida, ele apresentou o Projeto de Leitura com a adoção de sete obras de sua autoria, que os professores irão trabalhar em sala de aula até a Feira Municipal do Livro, em abril.

VOLTA ÀS AULAS

Na segunda-feira, dia 18, os cerca de 1,1 mil alunos da rede municipal de ensino iniciam o ano letivo de 2019 em suas escolas. Em termos de transporte escolar, vale lembrar que o mesmo continuará nos mesmos formatos do ano passado. Conforme Félix Weis, pequenos ajustes foram feitos em, alguns pontos, porém a comunidade pode ficar tranquila, pois os horários e itinerários serão os mesmos de 2018.

Geladeira Literária

Conforme Lucas, o conceito do projeto é mesmo do trabalho desenvolvido pela Unisc, só que não em prateleiras e sim em geladeiras. Geladeiras usadas serão decoradas e espalhadas em pontos estratégicos, contendo livros, revistas e materiais diversos para a leitura. A novidade é que artistas do município vão poder personalizar cada uma delas.

A primeira geladeira foi pintada pela artista Janete Froemming e deve ser disponibilizada para a população na Rodoviária. A ideia é que a comunidade possa aproveitar o tempo de espera do ônibus para ler algum material, ou ainda levar algum livro para casa, trazer outro e assim fazer com que a geladeira esteja sempre cheia e disponível a todos.

Geladeira Literária foi apresentada aos participantes da formação.

Dona Literária palestrou na parte da manhã e envolveu o público presente.

À tarde, a palestra show foi de Pablo Morenno, que estará na Feira Municipal do Livro, em abril.