Jogos Germânicos resgataram a tradição do Bolão de Mesa e Tiro ao Alvo na Exposin

Publicado 14/11/2018 12:00

Etapas finais dos campeonatos de cada modalidade ocorreram no domingo, dia 11, e reuniram 12 Sociedades de Sinimbu.

A tradição germânica esteve em destaque durante a Exposin. Os tradicionais Jogos Germânicos integraram a programação no domingo, dia 11, e contaram com as etapas finais do Torneio de Bolão de Mesa e Campeonato de Tiro ao Alvo, com arma de pressão.

As oito Sociedades de Bolão de Mesa e as quatro Sociedades de Tiro ao Alvo foram recepcionadas já na manhã de domingo, em frente a Prefeitura de Sinimbu. Ao som de muita bandinha, as Sociedades desfilaram até o parque da Exposin e no pavilhão da Comunidade Católica realizaram a solenidade de abertura dos jogos, com a presença de autoridades e comunidade em geral.

Ao longo do dia, os jogos foram acontecendo e as Sociedades se integrando. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Desporto e diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, Félix Weis, a integração das Sociedades e o resgate da tradição germânica foram os objetivos tanto dos campeonatos que ocorreram ao longo do ano, como dos Jogos Germânicos em si, durante a Exposin.

RESULTADOS DAS ETAPAS

Na etapa de domingo, a Sociedade Fraternidade, de Rio Pequeno, ficou com o 1º lugar, somando 175 pontos e tendo Irsi Wartchow como campeã individual da equipe, com 19 pontos. Em 2º lugar ficou a Sociedade Sempre Alegre, de Linha da Serra, com 172 pontos e Denise Eifert como campeã individual (19 pontos).

A Sociedade Flor do Moro, de Alto Rio Pequeno, ficou com o 3º lugar da etapa, somando 171 pontos e tendo Maria Soares como campeã individual, com 18 pontos. A Sociedade Orquídea, de Linha Almeida, ficou com o 4º lugar, somando 169 pontos e tendo Eronilda Neitzke, como campeão individual com 18 pontos.

O 5º lugar da etapa teve empate entre as Sociedades Centenário, de Paredão, e a Sociedade Nova Esperança, de Bela Vista, ambas com 164 pontos. Lucia Ertel foi a campeã individual da Sociedade Centenário, com 18 pontos, e Dóris Waechter a campeã da Sociedade Nova Esperança, com 20 pontos.

O 7º lugar também teve empate entre as Sociedades Integração, da Escas, e Vale das Rosas, de Linha Primavera. As duas Sociedades somaram 156 pontos. Ronita Klein foi a campeã individual da Sociedade Integração, com 16 pontos, e Iloni Kopp, da Vale das Rosas, também com 16 pontos.

No Tiro ao Alvo, o 1º lugar da etapa ficou com a Sociedade de Atiradores do Atlético, com 1206 pontos e com Egídio Strohm como campeão individual da Sociedade, com 126 pontos. A Sociedade do São João ficou com o 2º lugar, com 1205 pontos, e com Marcelo Overbeck como campeão individual, com 124 pontos.

O 3ª lugar ficou com a Sociedade Atiradores do Salão Regert, com 1197 pontos, que teve Cléo Schwendler como campeão individual (124 pontos). Por fim, o 4º lugar ficou com a Sociedade de Atiradores de Bela Vista, que fez 1179 pontos, e teve Elo Klein como campeão individual (121 pontos).

RESULTADO FINAL DOS JOGOS

Após a realização da etapa no domingo, os organizadores dos Jogos Germânicos divulgaram então o resultado final das duas competições: Bolão de Mesa e Tiro ao Alvo com arma de pressão (veja abaixo). As Sociedades receberam suas respectivas premiações e segundo o presidente do Conselho Municipal de Desporto, no ano que vem, as competições devem ser novamente realizadas. “Agradecemos a participação e envolvimentos das Sociedades. Essa é uma forma de mantermos viva a tradição germânica em Sinimbu”, finaliza Félix.

Resultado final do Torneio de Bolão de Mesa de Sinimbu

1º lugar: Sociedade Orquídea, de Linha Almeida, com 918 pontos;

2º lugar: Sociedade Centenário, de Paredão, com 915 pontos;

3º lugar: Sociedade Flor do Moro, de Alto Rio Pequeno, com 910 pontos;

4º lugar: Sociedade Nova Esperança, de Bela Vista, com 907 pontos;

5º lugar: Sociedade Fraternidade, de Rio Pequeno, com 904 pontos;

6º lugar: Sociedade Sempre Alegre, de Linha da Serra, com 902 pontos;

7º lugar: Sociedade Vale das Rosas, de Linha Primavera, com 892 pontos;

8º lugar: Sociedade Integração, da Escas, com 873 potnos.

Melhores jogadoras do Torneio

- Dóris Waechter, da Sociedade Nova Esperança, com 93 pontos;

- Denise Eifert, Sociedade Sempre Alegre, com 89 pontos;

- Vilsen Fischer, Sociedade Centenário, com 85 pontos;

- Neusa Sins, Sociedade Orquídea, com 85 pontos.

Resultado final do Campeonato de Tiro ao Alvo de Sinimbu

1º lugar: Sociedade Atiradores de São João, com 16 pontos*;

2º lugar: Sociedade Atiradores do Salão Regert, com 16 pontos*;

3º lugar: Sociedade Atiradores do Atlético, com 13 pontos;

4º lugar: Sociedade Atiradores de Bela Vista, com 5 pontos;

* Desempatado com a soma de pontos de todos os atiradores ao longo das etapas. A Sociedade São João fez 6.100 pontos, enquanto que a Sociedade Regert fez 6.096 pontos.

Melhores atiradores do Campeonato

- Egídio Strohm, da Sociedade do Atlético, com 626 pontos;

- Cléo Schwendler, Sociedade do Salão Regert, com 169 pontos;

- Marcelo Overbeck, Sociedade do São João, com 615 pontos.

Sociedades foram recepcionadas com bandinha e desfilaram até o parque da Exposin.

Bolão de Mesa contou com a participação de oito Sociedades.

Tiro ao Alvo, com arma de pressão, teve quatro Sociedades participando.